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Como evitar phishing em nome da Endesa?

Aprenda a proteger-se de tentativas de fraude e burla.

A única maneira de se proteger de tentativas de fraude e burla é estar alerta e atento a contactos suspeitos.

 

Como é feito o phishing?


O phishing é um sistema de três passos com um único objetivo: enganá-lo.



1. Ganhar a sua confiança: para isso, os ciberdelinquentes apresentam-se como se fossem uma marca ou empresa conhecidas e com a qual tem uma relação de confiança. Copiam o logo, imitam os emails e até são capazes de criar páginas web semelhantes às originais. O objetivo? Fazer-se passar pelo seu banco, pela sua seguradora, pela sua comercializadora de energia.

 

 

2. Utilizar uma boa desculpa: os piratas informáticos precisam de um motivo que faça com que partilhe os seus dados pessoais. E pode ser um motivo qualquer: uma incidência técnica, um erro de pagamento, uma situação muito urgente. Apresentam o problema como algo que precisa de ser resolvido muito rapidamente e sem grandes reflexões.

 

3. Conseguir os seus dados pessoais: o número do cartão de crédito, a password da sua área de cliente. O êxito deste sistema de fraude e burla dependente, em certa medida, da habilidade dos delinquentes, pois nem todos conseguem criar uma situação convincente. De qualquer forma, a melhor forma de evitar este tipo de situações é estar a par.

Já diz o ditado popular que tudo o que vem à rede é peixe. Este ditado é especialmente verdadeiro quando falamos dos piratas informáticos, que pescam em todo o tipo de águas utilizando de forma fraudulenta o nome de bancos, seguradores e até o nome da Endesa.

Querem que os clientes acreditem que são a Endesa e que confiem o suficiente para partilharem os seus dados. Mas não se preocupe. Explicamos como pode evitar estas tentativas de fraudes e burlas por email.


 

1. Mantenha a calma


Em primeiro lugar, mantenha a calma: a Endesa monitoriza continuamente este tipo de ataques e toma todas as medidas necessárias para proteger e preservar a segurança dos dados de todos os seus clientes.


2. Ignore emails suspeitos

Em segundo lugar, ignore sistematicamente este tipo de correios eletrónicos. Caso surja alguma dúvida relacionada com a Endesa, não hesite em entrar em contacto direto connosco. Os nossos canais de contacto são gratuitos e teremos todo o gosto em esclarecer todas as suas questões. Pode encontrar toda a informação sobre os canais disponíveis aqui.

Por isso já sabe. Antes de confiar num e-mail estranho ou numa chamada telefónica suspeita, consulte os canais oficiais da Endesa: www.endesa.pt, a nossa página web.


3. Adote uma postura proativa
 

Já em terceiro lugar, o importante é adotar uma atitude pró-ativa. Não se deixe enganar por piratas informáticos. Se estiver familiarizado com o seu consumo de energia e compreender as suas faturas e luz e gás, não há tentativa de phishing que resista. Por isso mesmo, incentivamos o registo na área de cliente My Endesa se ainda não o tiver feito.

Com o My Endesa pode consultar as suas faturas, comunicar leituras, gerir pagamentos, acompanhar pedidos, gerir serviços, adicionar novos contratos, fazer alterações e muito mais.

Faça já o seu registo e esteja no controlo dos seus consumos e dos seus contratos.

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