As alterações climáticas são o grande desafio nos próximos anos, décadas, séculos. Sabemos que são uma ameaça tanto ao meio ambiente quanto à nossa existência. Mas será que temos consciência do que podemos fazer para ajudar a contrariar esta tendência?

A mudança de alguns hábitos na esfera pessoal e profissional podem fazer a diferença. Afinal, todos os gestos contam quando o objetivo é lutar por um planeta mais limpo para os nossos filhos e netos.

 

Minimizar o impacto ambiental deve ser uma prioridade no nosso dia a dia.

O que é que podemos fazer para reduzir a nossa pegada ecológica, ou seja, o impacto provocado pelas nossas ações no meio ambiente? Existem muitos hábitos e comportamentos que podemos mudar, inclusive no nosso ambiente de trabalho.

Uma vez que passamos grande parte do nosso tempo no emprego, podemos começar por analisar os nossos comportamentos e o seu impacto. Podemos começar por colocar em prática a regra dos três R: reduzir, reciclar e reutilizar.

 

Desliga o computador e os restantes equipamentos

A maior parte dos escritórios de trabalho estão repletos de equipamentos elétricos e informáticos que ficam em standby quando não utilizados. Por isso mesmo, desliga os equipamentos que te competem quando sabes que não os vais utilizar ou quando terminas o dia de trabalho. Desta forma, contribuis para a redução do desperdício do consumo de eletricidade e dos custos da empresa.

Por exemplo:

  • Os monitores dos computadores ou televisões que mesmo desligados continuam com a luz de standby acesa. Embora não estejam em funcionamento, continuam a consumir energia. A melhor solução é desligar o equipamento da tomada.
  • Os carregadores: o que não falta são equipamentos eletrónicos e informáticos que continuam a consumir energia e a aumentar a fatura de eletricidade embora estejam desligados. Um bom exemplo são os carregadores. Mesmo não estando a carregar o equipamento, continuam a consumir eletricidade se estiverem ligados à tomada.


Emails desnecessários

Sabia que os emails também são uma fonte de contaminação? Quando enviamos um email é necessária energia para alimentar os centros de dados, os computadores e outros dispositivos necessários para filtrar, ler e entregar as nossas mensagens. A utilização de todos estes equipamentos implica a emissão de dióxido de carbono.

Sabia que se cada utilizador prescindir de apenas um email por semana deixaria de emitir 16.433 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera no espaço de apenas um ano?

Ao analisar estes dados, a conclusão é muito clara. Opte por enviar emails com informações relevantes. Desta forma reduzirá a pegada de carbono de forma muito mais significativa.

 

Otimize a utilização do papel

O papel é um dos materiais mais utilizados em qualquer local de trabalho. Por isso mesmo, não deixe de lado as folhas que já foram usadas. Aposte na sua reutilização para apontar notas ou outras informações relevantes para o seu trabalho.

E evite imprimir toda e qualquer informação enviada por email. A maior parte da informação recebida pode ser armazenada na famosa nuvem pelo que opte por imprimir o que é absolutamente indispensável.

Não se esqueça de reciclar corretamente o papel: coloque o papel reciclável e o não reciclável nos contentores disponíveis para o efeito.

 

Impressoras multifunções

Atualmente, existem impressoras que consomem menos 50% de energia e são capazes de realizar várias funções quando comparadas com as impressoras tradicionais. Por isso, se um equipamento consegue fazer o trabalho de três mais vale optar por uma solução mais moderna e que consome menos energia.

Além disso, pode sempre optar por reciclar os toners e os tinteiros.

 

Café e água

Muitas empresas têm um espaço dedicado ao descanso dos seus trabalhadores. É habitual encontrar máquina de café e outros equipamentos eletrodomésticos para o merecido café ou chá.

Se bebe café ou água com frequência evita copos, chávenas ou pratos de utilização única e opte por louça que seja reutilizável. E desliga os eletrodomésticos das tomadas sempre que não estiverem a ser utilizados.


Opte por luz natural sempre que possível

A luz natural é um dos nossos maiores aliados por isso opte por desligar as luzes e aproveitar a luz natural ao máximo no local de trabalho. Se não for possível, incentiva o teu empregador a apostar em lâmpadas de baixo consumo ou led.

Sabia que as lâmpadas LED gastam menos 80% de eletricidade e tem uma longevidade muito superior às lâmpadas tradicionais? Além disso, não recicláveis e não contêm tantos elementos contaminantes na sua composição.

 

Cuidado com a climatização

Os escritórios com bons isolamentos ajudam a otimizar a utilização dos equipamentos de climatização. A pensar nisso, partilhamos algumas dicas para poupar energia na utilização do aquecedor ou do ar-condicionado.

Reduza a temperatura do aquecedor: a redução de apenas um grau faz com que o equipamento emita menos 300 kg de dióxido de carbono. Alguns especialistas indicam que o mais aconselhável será manter o termóstato entre os 21 e os 22ºC.

Evite temperaturas demasiado baixas quando o tema é o arcondicionado pois o consumo energético aumentará substancialmente. Para evitar gastos desnecessários, opte por fechar as persianas em dias muito quentes e fechar bem as portas e janelas para evitar a entrada do calor e resfriar mais rapidamente a divisão.


Plantas purificadoras

Existem plantas que ajudam a reduzir os agentes contaminantes que podem surgir dentro de um escritório. Estas plantas purificam o ar e a maior parte não precisa de luz natural direta para sobreviver. Além disso, tornar o espaço mais acolhedor.

 

Cada uma das ações, por mais pequenas que sejam, contribuem positivamente para a redução do impacto do teu dia a dia no trabalho no meio ambiente. E não apenas dentro o local de trabalho. Quando se desloca para o trabalho opte por veículos elétricos ou zero emissões e, se não for possível, aposte nos transportes públicos. O objetivo é evitar a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera sempre que possível.