Contratação
Novo Contrato
O processo de contratação das tarifas de luz Endesa é simples e rápido. Basta ter uma fatura de eletricidade à mão e escolher o meio de contratação que mais se adequa às suas necessidades. Neste momento, o processo de contratação pode ser feito de várias formas:
- Online: basta aceder ao nosso website em www.endesa.pt,
- Telefone: pode entrar em contacto com a Linha de Apoio à Contratação através do 210302516 (chamadas gratuitas todos os dias úteis entre as 09:00 e as 22:00),
- Balcão de Atendimento: para tratar do processo presencialmente, pode dirigir-se a um dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto nos dias úteis entre as 08:30 e as 19:30 e aos sábados entre as 09:30 e as 15:00, ou
- Stores Endesa: para tratar do processo presencialmente, pode também dirigir-se a uma das Stores Endesa, nos dias úteis das 08:30 às 20:00 e aos sábados das 09:30 às 14:30.
Loja Cidadão Laranjeiras
Rua Abranches Ferrão N.º 10, Piso 1.º e 2.º 1600-001 Lisboa
Loja Cidadão Porto
Av. Fernão Magalhães N.º 1862, Piso 1.º 4350-148 Porto
Endesa Store Vila Nova de Gaia
Av. da República N.º 1581, R/C, 4430-205 Vila Nova de Gaia
Em primeiro lugar, é importante conhecer os seus hábitos de consumo de forma a escolher a tarifa mais adequada ao seu perfil.
Em segundo lugar, não se esqueça de reunir os documentos necessários para a celebração de um novo contrato de fornecimento de energia.
Para celebrar um contrato com a Endesa deve apresentar os seguintes documentos:
Casa Própria
- Cartão do Cidadão,
- NIB (se optar por débito direto),
- Escritura de compra, Habilitação de herdeiros ou Contrato de promessa de compra e venda.
Casa Arrendada
- Cartão do Cidadão,
- NIB (se optar por débito direto),
- Contrato de Arrendamento ou Comodato.
Consulte todos os planos de energia e escolha o que mais se adequa aos seus hábitos de consumo.
Atualmente, a Endesa disponibiliza diversos meios de pagamento aos seus clientes, nomeadamente, Débito Direto, MB Way, Multibanco, Payshop, CTT e Cartão de Crédito.
Se é um cliente novo e não sabe o que escolher ou é um cliente antigo e o meio de pagamento atual já não se adequa às suas necessidades, a Endesa tem uma sugestão para facilitar o dia a dia. O Débito Direto.
Com este método de pagamento simples, cómodo e livre de preocupações, consegue garantir o pagamento atempado das faturas e poderá beneficiar de um desconto adicional na sua fatura mensal.
Débito Direto
O que é o Débito Direto?
É a forma mais rápida, cómoda e simples de pagar as suas faturas. Com o débito direto o pagamento é feito automaticamente, sendo a mensalidade debitada numa conta bancária autorizada por si.
Desta forma, consegue garantir o pagamento atempado e beneficiar de um possível desconto adicional na sua fatura mensal.
Quais as vantagens de aderir ao Débito Direto?
- Solução simples e cómoda: fim das preocupações com os prazos de pagamento.
- Método de pagamento seguro: recebe a sua fatura com antecedência de forma a confirmar o valor a pagar. Se existir algum erro, deve entrar em contacto com o seu banco e pedir a anulação do pagamento.
- Sem custos adicionais: a ativação e a utilização deste método de pagamento são gratuitas.
Como posso aderir ao Débito Direto?
Poderá aderir ao Débito direto através da contratação online, da contratação por chamada e ainda nas lojas de cidadão (Lisboa - Laranjeiras e Porto).
Mesmo que já seja Cliente Endesa, poderá aderir ao Débito Direto. Apenas terá de preencher o mandato SEPA, ou seja, a autorização para a cobrança através de débito direto na sua conta, e enviá-lo para a Endesa. Pode enviar o impresso por carta registada, entregá-lo nos balcões de atendimentou ou submetê-lo através da Área de Cliente My Endesa.
Outros meios
Caso não pretenda pagar as suas faturas por Débito direto, pode optar por outros meios de pagamento, nomeadamente:
MB Way: Pode pagar a fatura por MB Way em qualquer altura e em qualquer lugar. Para selecionar este meio de pagamento basta aceder à sua Área de Cliente My Endesa.
Multibanco: Pode liquidar a sua fatura por Multibanco através da referência de pagamento presente na fatura.
Payshop: Já pode pagar a sua fatura por Payshop. Descubra já a rede de agentes Payshop espalhados pelo território nacional.
CTT: Também pode pagar a sua fatura nas centenas de balcões CTT em Portugal.
Cartão de Crédito : Para selecionar este meio de pagamento basta aceder à sua Área de Cliente My Endesa, selecionar a fatura mais recente e escolher a escolha "Cartão de Crédito".
Na Endesa não acreditamos em períodos de fidelização obrigatórios, não aplicando qualquer penalização caso mude de comercializadora.
Alterações ao contrato
Para alterar a titularidade do contrato de luz e/ou gás natural terá obrigatoriamente de celebrar um novo contrato de energia com a Endesa. Para isso, deve seguir os passos indicados abaixo:
- Consulte as tarifas disponíveis em Planos de Energia, escolha a que mais se adequa aos seus hábitos de consumo e, de seguida, e clique no botão “Contratar”.
- Uma vez no Formulário de Contratação, preencha os dados necessários para a celebração do novo contrato de energia.
- Na opção de envio de comprovativo, anexe os documentos indicados abaixo de forma a validarmos a titularidade do imóvel.
- Fatura de eletricidade e/ou gás natural do titular anterior;
- Cópia do Documento de Identificação (Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão);
- Caderneta Predial, Contrato de Arrendamento ou Habilitação de Herdeiros onde conste a identificação do novo titular, em caso de óbito;
- Certificado de Inspeção de Gás válido caso tenha um contrato de gás ou luz e gás;
- Cópia do Documento de Identificação do Representante (Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão);
- Certidão de Registo Comercial ou Código de Validação da Certidão de Registo Comercial;
- Certidão de Registo Predial, Caderneta Predial ou Contrato de Arrendamento.
- Conclua o processo de contratação e aguarde a confirmação por parte da Endesa.
Não. O processo de alteração do titular do contrato é simples e rápido e não há qualquer interrupção do fornecimento do serviço de luz e/ou gás.
O pedido de mudança de titularidade nos contratos de gás natural implica a apresentação de um Certificado de Inspeção de gás válido e a respetiva aprovação.
Caso não tenha um Certificado de Inspeção de gás válido ou o certificado apresentado não for aprovado, a alteração de titularidade só será feita após a realização de uma inspeção aos equipamentos de gás.
Cancelamento do Contrato
Na Endesa, o pedido de rescisão do contrato pode ser feito de três maneiras:
- Online: basta aceder à sua Àrea de Cliente My Endesa e selecionar a seção "Pedidos". No menu "Motivo de contacto", selecionar as opções "Gestão do meu contrato" > "Rescisão de contrato" > "Quero terminar o meu contrato" e preencher a informação solicitada;
- Telefone: pode entrar em contacto com a Linha de Apoio ao Cliente através do 800 10 10 33 e solicitar o cancelamento do contrato ou
- Balcão de Atendimento: se preferir tratar do processo presencialmente, pode dirigir-se a um dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto.
O cliente deve comunicar a intenção de rescindir o contrato com uma antecedência mínima de trinta (30) dias em relação à data em que pretende que produza efeitos.
Mudança de Comercializador
A mudança de comercializadora é simples. Para iniciar este processo, basta indicar a sua intenção e a Endesa trata de todo o processo com o Gestor de Mudança de Comercializador, ou GPMC.
A mudança de comercializadora não implica a troca dos contadores ou equipamentos de medição.
O processo de mudança de comercializadora é totalmente gratuito para todos os clientes.
Inspeção Técnica de Gás
A inspeção técnica de gás é um procedimento obrigatório, que tem como objetivo garantir a segurança da sua habitação e/ou negócio, certificando que a instalação cumpre todos os requisitos de segurança e condições técnicas necessárias ao bom funcionamento dos aparelhos e fornecimento de gás.
Se contratar gás connosco e optar pelo Protocolo Endesa com a Entidade Inspetora de Gás, não só garante a segurança da sua casa como uma das ofertas mais competitivas do mercado.
Na Endesa a inspeção de gás custa apenas:
Cliente Doméstico (até 70 kW):
valor promocional 38€ vs 45€ preço normal.
Cliente Não Doméstico (entre 70 e 100 kW):
valor promocional 62€ vs 70€ preço normal.
Os preços indicados incluem o valor do IVA e só são válidos se a potência total dos aparelhos instalados não exceder os 100 kW.
Na Endesa garantimos:
- uma das ofertas mais competitiva do mercado e
- profissionais experientes e qualificados.
A Endesa garante uma das ofertas mais competitivas do mercado aos novos clientes que quiserem celebrar um contrato de fornecimento de gás connosco.
Ao optar pelo Protocolo Endesa paga apenas:
Cliente Doméstico (até 70 kW):
valor promocional 38€ vs 45€ preço normal.
Cliente Não Doméstico (entre 70 e 100 kW):
valor promocional 62€ vs 70€ preço normal.
Os preços indicados incluem o valor do IVA e só são válidos se a potência total dos aparelhos instalados não exceder os 100 kW.
A inspeção técnica de gás é obrigatória em diversas situações e tem como objetivo garantir a segurança da sua habitação e/ou negócio, certificando que a instalação cumpre todos os requisitos de segurança e condições técnicas necessárias paro bom funcionamento dos aparelhos e fornecimento de gás.
A inspeção de gás é obrigatória nas seguintes situações:
- Novos contratos de gás: novo fornecimento ou religação se existir interrupção de gás.
- Mudanças de comercializadora: se existir interrupção do fornecimento de gás.
- Alterações de titular do contrato: exceto se cliente apresentar certificado de inspeção válido.
- Alterações à instalação de gás: alteração da canalização de gás certificada pela inspeção inicial.
- Defeitos críticos: por exemplo, fugas de gás.
- Instalações alvo de conversões ou reconversões para gás natural.
Deve agendar uma inspeção técnica de gás nas seguintes situações:
- Novos contratos de gás: novo fornecimento ou religação se existir interrupção de gás.
- Mudanças de comercializadora: se existir interrupção do fornecimento de gás.
- Alterações de titular do contrato: exceto se cliente apresentar certificado de inspeção válido.
- Alterações à instalação de gás: alteração da canalização de gás certificada pela inspeção inicial.
- Defeitos críticos: por exemplo, fugas de gás.
- Instalações alvo de conversões ou reconversões para gás natural.
A periodicidade da inspeção técnica de gás varia consoante o tipo de edifício, nomeadamente:
- de cinco em cinco anos nas instalações de gás executadas há mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação.
- a cada três anos nas instalações de gás afetas à indústria turística e de restauração, escolas, hospitais e outros serviços de saúde, quartéis e a quaisquer estabelecimentos públicos ou particulares com capacidade superior a 250 pessoas bem como instalações industriais com consumos anuais superiores a 50000 m3 de gás natural, ou equivalente noutro gás combustível.
Ao contratar gás com a Endesa tem duas opções ao seu dispor:
A Endesa trata de tudo: se preferir, a empresa trata de todos os documentos e procedimentos necessários para a ligação do fornecimento de energia, nomeadamente:
- o agendamento com o cliente,
- o agendamento com a distribuidora de gás e o
- o agendamento com a entidade inspetora de gás.
Para tal, será solicitado o seu consentimento para facultar os seus dados a uma Entidade inspetora de Gás ao abrigo do Protocolo Endesa.
O Cliente trata da inspeção de gás: o cliente é responsável por entrar em contacto com uma entidade inspetora de gás e agendar a inspeção para o mesmo horário acordado com a Endesa, que trata do agendamento com a distribuidora de gás.
Para alterar o seu consentimento e permitir a cessão de dados, utilize o nosso formulário.
Se optar pelo Protocolo Endesa, nós agendarmos o horário com a entidade inspetora de gás e entramos em contacto consigo através de chamada telefónica ou SMS (meio de contacto preferencial definido no momento do pedido) informando o dia e o período horário.
No dia da inspeção técnica de gás devem estar presentes:
- Titular da instalação ou seu representante (desde que maior de idade).
- Técnico da Distribuidora de gás natural.
- Entidade inspectora de Gás para efetuar a inspeção das partes visíveis da instalação de gás e ensaios de estanquidade e de CO2.