Contratação

Novo Contrato

O processo de contratação das tarifas de luz Endesa é simples e rápido. Basta ter uma fatura de eletricidade à mão e escolher o meio de contratação que mais se adequa às suas necessidades. Neste momento, o processo de contratação pode ser feito de várias formas:

  • Online: basta aceder ao nosso website em www.endesa.pt,
  • Telefone: pode entrar em contacto com a Linha de Apoio à Contratação através do 210302516 (chamadas gratuitas todos os dias úteis entre as 09:00 e as 22:00),
  • Balcão de Atendimento: para tratar do processo presencialmente, pode dirigir-se a um dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto nos dias úteis entre as 08:30 e as 19:30 e aos sábados entre as 09:30 e as 15:00, ou 
  • Stores Endesa: para tratar do processo presencialmente, pode também dirigir-se a uma das Stores Endesa, nos dias úteis das 08:30 às 20:00 e aos sábados das 09:30 às 14:30.

Loja Cidadão Laranjeiras

Rua Abranches Ferrão N.º 10, Piso 1.º e 2.º 1600-001 Lisboa

Loja Cidadão Porto

Av. Fernão Magalhães N.º 1862, Piso 1.º 4350-148 Porto

Endesa Store Vila Nova de Gaia

Av. da República N.º 1581, R/C, 4430-205 Vila Nova de Gaia

Em primeiro lugar, é importante conhecer os seus hábitos de consumo de forma a escolher a tarifa mais adequada ao seu perfil.

Em segundo lugar, não se esqueça de reunir os documentos necessários para a celebração de um novo contrato de fornecimento de energia.

Para celebrar um contrato com a Endesa deve apresentar os seguintes documentos:

Casa Própria

  • Cartão do Cidadão,
  • NIB (se optar por débito direto),
  • Escritura de compra, Habilitação de herdeiros ou Contrato de promessa de compra e venda.

Casa Arrendada

  • Cartão do Cidadão,
  • NIB (se optar por débito direto),
  • Contrato de Arrendamento ou Comodato.

Consulte todos os planos de energia e escolha o que mais se adequa aos seus hábitos de consumo.

Atualmente, a Endesa disponibiliza diversos meios de pagamento aos seus clientes, nomeadamente, Débito Direto, MB Way, Multibanco, Payshop, CTT e Cartão de Crédito.

Se é um cliente novo e não sabe o que escolher ou é um cliente antigo e o meio de pagamento atual já não se adequa às suas necessidades, a Endesa tem uma sugestão para facilitar o dia a dia. O Débito Direto.

Com este método de pagamento simples, cómodo e livre de preocupações, consegue garantir o pagamento atempado das faturas e poderá beneficiar de um desconto adicional na sua fatura mensal.

 

Débito Direto

O que é o Débito Direto?

É a forma mais rápida, cómoda e simples de pagar as suas faturas. Com o débito direto o pagamento é feito automaticamente, sendo a mensalidade debitada numa conta bancária autorizada por si.

Desta forma, consegue garantir o pagamento atempado e beneficiar de um possível desconto adicional na sua fatura mensal.

Quais as vantagens de aderir ao Débito Direto?

  • Solução simples e cómoda: fim das preocupações com os prazos de pagamento.
  • Método de pagamento seguro: recebe a sua fatura com antecedência de forma a confirmar o valor a pagar. Se existir algum erro, deve entrar em contacto com o seu banco e pedir a anulação do pagamento.
  • Sem custos adicionais: a ativação e a utilização deste método de pagamento são gratuitas. ​

 

Como posso aderir ao Débito Direto?

Poderá aderir ao Débito direto através da contratação online, da contratação por chamada e ainda nas lojas de cidadão (Lisboa - Laranjeiras e Porto).

Mesmo que já seja Cliente Endesa, poderá aderir ao Débito Direto. Apenas terá de preencher o mandato SEPA, ou seja, a autorização para a cobrança através de débito direto na sua conta, e enviá-lo para a Endesa. Pode enviar o impresso por carta registada, entregá-lo nos balcões de atendimentou ou submetê-lo através da Área de Cliente My Endesa.

 

Outros meios

Caso não pretenda pagar as suas faturas por Débito direto, pode optar por outros meios de pagamento, nomeadamente:

MB Way: Pode pagar a fatura por MB Way em qualquer altura e em qualquer lugar. Para selecionar este meio de pagamento basta aceder à sua Área de Cliente My Endesa.

Multibanco: Pode liquidar a sua fatura por Multibanco através da referência de pagamento presente na fatura.

Payshop: Já pode pagar a sua fatura por Payshop. Descubra já a rede de agentes Payshop espalhados pelo território nacional.

CTT: Também pode pagar a sua fatura nas centenas de balcões CTT em Portugal.

Cartão de Crédito : Para selecionar este meio de pagamento basta aceder à sua Área de Cliente My Endesa, selecionar a fatura mais recente e escolher a escolha "Cartão de Crédito".

Na Endesa não acreditamos em períodos de fidelização obrigatórios, não aplicando qualquer penalização caso mude de comercializadora.

Alterações ao contrato

Para alterar a titularidade do contrato de luz e/ou gás natural terá obrigatoriamente de celebrar um novo contrato de energia com a Endesa. Para isso, deve seguir os passos indicados abaixo:

  1. Consulte as tarifas disponíveis em Planos de Energia, escolha a que mais se adequa aos seus hábitos de consumo e, de seguida, e clique no botão “Contratar”.
  2. Uma vez no Formulário de Contratação, preencha os dados necessários para a celebração do novo contrato de energia.
  3. Na opção de envio de comprovativo, anexe os documentos indicados abaixo de forma a validarmos a titularidade do imóvel.

    • Fatura de eletricidade e/ou gás natural do titular anterior;
    • Cópia do Documento de Identificação (Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão);
    • Caderneta Predial, Contrato de Arrendamento ou Habilitação de Herdeiros onde conste a identificação do novo titular, em caso de óbito;
    • Certificado de Inspeção de Gás válido caso tenha um contrato de gás ou luz e gás; 
    No caso de se tratar de uma alteração de titularidade de uma empresa, deve anexar os seguintes documentos:

    • Cópia do Documento de Identificação do Representante (Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão);
    • Certidão de Registo Comercial ou Código de Validação da Certidão de Registo Comercial;
    • Certidão de Registo Predial, Caderneta Predial ou Contrato de Arrendamento.
  1. Conclua o processo de contratação e aguarde a confirmação por parte da Endesa.

Não. O processo de alteração do titular do contrato é simples e rápido e não há qualquer interrupção do fornecimento do serviço de luz e/ou gás.

O pedido de mudança de titularidade nos contratos de gás natural implica a apresentação de um Certificado de Inspeção de gás válido e a respetiva aprovação.

Caso não tenha um Certificado de Inspeção de gás válido ou o certificado apresentado não for aprovado, a alteração de titularidade só será feita após a realização de uma inspeção aos equipamentos de gás.

Cancelamento do Contrato

Na Endesa, o pedido de rescisão do contrato pode ser feito de três maneiras:

  • Online: basta aceder à sua Àrea de Cliente My Endesa e selecionar a seção "Pedidos". No menu "Motivo de contacto", selecionar as opções "Gestão do meu contrato" > "Rescisão de contrato" > "Quero terminar o meu contrato" e preencher a informação solicitada;
  • Telefone: pode entrar em contacto com a Linha de Apoio ao Cliente através do 800 10 10 33 e solicitar o cancelamento do contrato ou
  • Balcão de Atendimento: se preferir tratar do processo presencialmente, pode dirigir-se a um dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto.

 

O cliente deve comunicar a intenção de rescindir o contrato com uma antecedência mínima de trinta (30) dias em relação à data em que pretende que produza efeitos.

Mudança de Comercializador

A mudança de comercializadora é simples. Para iniciar este processo, basta indicar a sua intenção e a Endesa trata de todo o processo com o Gestor de Mudança de Comercializador, ou GPMC.

A mudança de comercializadora não implica a troca dos contadores ou equipamentos de medição.

O processo de mudança de comercializadora é totalmente gratuito para todos os clientes.

Inspeção Técnica de Gás

A inspeção técnica de gás é um procedimento obrigatório, que tem como objetivo garantir a segurança da sua habitação e/ou negócio, certificando que a instalação cumpre todos os requisitos de segurança e condições técnicas necessárias ao bom funcionamento dos aparelhos e fornecimento de gás.

Se contratar gás connosco e optar pelo Protocolo Endesa com a Entidade Inspetora de Gás, não só garante a segurança da sua casa como uma das ofertas mais competitivas do mercado.

Na Endesa a inspeção de gás custa apenas:

Cliente Doméstico (até 70 kW):

valor promocional 38€ vs 45€ preço normal.

Cliente Não Doméstico (entre 70 e 100 kW):

valor promocional 62€ vs 70€ preço normal.

Os preços indicados incluem o valor do IVA e só são válidos se a potência total dos aparelhos instalados não exceder os 100 kW.

Na Endesa garantimos:

  • uma das ofertas mais competitiva do mercado e
  • profissionais experientes e qualificados.

A Endesa garante uma das ofertas mais competitivas do mercado aos novos clientes que quiserem celebrar um contrato de fornecimento de gás connosco.

Ao optar pelo Protocolo Endesa paga apenas:

Cliente Doméstico (até 70 kW):

valor promocional 38€ vs 45€ preço normal.

Cliente Não Doméstico (entre 70 e 100 kW):

valor promocional 62€ vs 70€ preço normal.

Os preços indicados incluem o valor do IVA e só são válidos se a potência total dos aparelhos instalados não exceder os 100 kW.

A inspeção técnica de gás é obrigatória em diversas situações e tem como objetivo garantir a segurança da sua habitação e/ou negócio, certificando que a instalação cumpre todos os requisitos de segurança e condições técnicas necessárias paro bom funcionamento dos aparelhos e fornecimento de gás.

A inspeção de gás é obrigatória nas seguintes situações:

  • Novos contratos de gás: novo fornecimento ou religação se existir interrupção de gás.
  • Mudanças de comercializadora: se existir interrupção do fornecimento de gás.
  • Alterações de titular do contrato: exceto se cliente apresentar certificado de inspeção válido.
  • Alterações à instalação de gás: alteração da canalização de gás certificada pela inspeção inicial.
  • Defeitos críticos: por exemplo, fugas de gás.
  • Instalações alvo de conversões ou reconversões para gás natural.

Deve agendar uma inspeção técnica de gás nas seguintes situações:

  • Novos contratos de gás: novo fornecimento ou religação se existir interrupção de gás.
  • Mudanças de comercializadora: se existir interrupção do fornecimento de gás.
  • Alterações de titular do contrato: exceto se cliente apresentar certificado de inspeção válido.
  • Alterações à instalação de gás: alteração da canalização de gás certificada pela inspeção inicial.
  • Defeitos críticos: por exemplo, fugas de gás.
  • Instalações alvo de conversões ou reconversões para gás natural.

A periodicidade da inspeção técnica de gás varia consoante o tipo de edifício, nomeadamente:

  • de cinco em cinco anos nas instalações de gás executadas há mais de 10 anos e que não tenham sido objeto de remodelação.
  • a cada três anos nas instalações de gás afetas à indústria turística e de restauração, escolas, hospitais e outros serviços de saúde, quartéis e a quaisquer estabelecimentos públicos ou particulares com capacidade superior a 250 pessoas bem como instalações industriais com consumos anuais superiores a 50000 m3 de gás natural, ou equivalente noutro gás combustível.

Ao contratar gás com a Endesa tem duas opções ao seu dispor:

A Endesa trata de tudo: se preferir, a empresa trata de todos os documentos e procedimentos necessários para a ligação do fornecimento de energia, nomeadamente:

  • o agendamento com o cliente,
  • o agendamento com a distribuidora de gás e o
  • o agendamento com a entidade inspetora de gás.

Para tal, será solicitado o seu consentimento para facultar os seus dados a uma Entidade inspetora de Gás ao abrigo do Protocolo Endesa.

O Cliente trata da inspeção de gás: o cliente é responsável por entrar em contacto com uma entidade inspetora de gás e agendar a inspeção para o mesmo horário acordado com a Endesa, que trata do agendamento com a distribuidora de gás.

Para alterar o seu consentimento e permitir a cessão de dados, utilize o nosso formulário.

Se optar pelo Protocolo Endesa, nós agendarmos o horário com a entidade inspetora de gás e entramos em contacto consigo através de chamada telefónica ou SMS (meio de contacto preferencial definido no momento do pedido) informando o dia e o período horário.

No dia da inspeção técnica de gás devem estar presentes:

  • Titular da instalação ou seu representante (desde que maior de idade).
  • Técnico da Distribuidora de gás natural.
  • Entidade inspectora de Gás para efetuar a inspeção das partes visíveis da instalação de gás e ensaios de estanquidade e de CO2.

Apoio ao cliente

Area de Cliente My Endesa

Com o My Endesa pode consultar contratos e faturas, comunicar leituras, gerir pagamentos e muito mais de forma rápida, simples e cómoda.

Aceder à área de cliente

Vantagens

APP Endesa Portugal

Gerir o seu contrato nunca foi tão simples com a ajuda da nova app Endesa Portugal. Em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

Descarregar App

Contactos

Precisa da nossa ajuda?

Descubra como pode entrar em contacto direto connosco.

Entrar em contacto
T Advise D Advise T Facebook D Facebook T Twitter D Twitter T Youtube D Youtube T Messenger D Messenger T Linkedin D Linkedin T Instagram D Instagram T Whatsapp D Whatsapp T Telegram D Telegram T Shared Link D Shared Link T Checkmark Success D Checkmark Success T Chevron Down D Chevron Down Anterior Ir al anterior Siguiente Ir al siguiente T Close D Close T Add D Add T Arrow Increase D Arrow Increase T Arrow Oblique D Arrow Oblique T Arrow Down D Arrow Down T Search D Search T Search 2 (Alternative) D Search 2 (Alternative) T Share D Share T Filter D Filter T Email D Email T Email OutLine D Email OutLine T Phone OutLine D Phone OutLine T Fax Outline D Fax Outline T Print D Print T Play Button D Play Button T User D User T Error D Error T Info D Info T Thumb Up Outline D Thumb Up Outline T Thumb Up D Thumb Up T Thumb Down Outline D Thumb Down Outline T Thumb Down D Thumb Down T Clock D Clock T Lamp D Lamp T List view D List view T Map view D Map view Icono de teléfono Teléfono T Emergency D Emergency T Pause D Pause T Play D Play T Logout D Logout Icono de teléfono Teléfono Download icon An icon representing a download Chat icon An icon representing a chat
icono ir atrás volver atrás en la navegación icono número 50 ir a producto Tempo Happy 50 Horas icono calendario ir a producto Tempo Happy Día icono empresas ir al segmento de empresas icono de gas ir a catálogo de productos de gas icono sol naciente ir al producto Tempo Verde-Energía Renovable icono hogar ir al segmento de hogares icono 24 horas ir a producto One Luz icono electricidad ir al catálogo de productos de Luz icono electricidad y gas ir al catálogo de productos Luz + Gas icono luna ir al producto One luz Nocturna icono llave inglesa ir a averías y reparaciones icono sol ir al producto Tempo Solar icono reloj ir a los productos Tempo Happy icono reloj 2 horas ir al producto Tempo Happy 2 Horas icono 24 horas ir al producto One Luz icono número 50 ir al producto Tempo Happy 50 Horas icono tendido eléctrico Media Tensión Ver catálogo de productos con consumo eléctrico de 36.000 a 360.000 €/año icono tendido eléctrico Alta Tensión Ver catálogo de productos con consumo eléctrico más de 360.000 €/año icono empresa ir al segmento de empresas icono calendario ir al producto Tempo Happy Día icono Administradores de Fincas ir al segmento de Administradores de Fincas icono DarkSite icono DarkSite icono bombilla ver catálogo de productos con consumo eléctrico menos de 6.000 €/año icono de electricidad y gas ir al catálogo de Productos Luz + Gas icono electricidad ir al catálogo de productos de electricidad icono email contacto de correo electrónico icono fax contacto de fax icono de gas Baja Presión ver catálogo de productos de gas con consumo de menos de 6.000 €/año icono de gas Alta Presión ver catálogo de productos de gas con consumo de 6.000 a 240.000 €/año icono de gas Media Presión ver catálogo de productos de gas con consumo de más de 240.000 €/año icono de gas ir al catálogo de productos de gas icono de Enel ir a la sitio web de enel icono de calentador servicio de mantenimiento del calentador icono mantenimiento del calentador ir al servicio de mantenimiento OKGas Calentador icono hogar ir al segmento de hogares icono olla de presión olla de presión icono llave inglesa ir a averías y reparaciones icono tendido eléctrico Media Tensión ver catálogo de productos de electricidad con consumo de 6.000 a 36.000 €/año icono luna ir al producto One Luz Nocturna icono esfera ir a sitio web personal icono teléfono contacto telefónico icono sol naciente Ir al producto Tempo Verde-Energía Renovable icono panel solar ir a energía solar fotovoltaica icono reloj ir a productos Tempo Happy icono manito solida con pulgar hacia abajo seleccionada la reacción "No me gusta" icono manito con pulgar hacia abajo seleccionar la reacción "No me gusta" icono manito negra con pulgar hacia arriba seleccionada la reacción "Me gusta" icono manito con pulgar hacia arriba seleccionar la reacción "Me gusta"
Añadir otro equipo eléctrico Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Eliminar equipo eléctrico Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Aspiradora Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Horno Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Lavadora Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Lavavajillas Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Microondas Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Plancha Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Punto de recarga vehículo eléctrico Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Radiador eléctrico Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Secadora Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Split Aire Acondicionado Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Termo Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Tostador Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Vitrocerámica Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Power edit Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Map marker Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit.