Outras informações
Mercado Regulado
A Tarifa Regulada é a tarifa disponível para a comercialização de energia elétrica no regime do mercado regulado.
O seu preço é publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, ou ERSE, em dezembro de cada ano, para vigorar durante o ano seguinte e é praticado pelo comercializador de último recurso (CUR), entidade responsável por comercializar energia no mercado regulado.
Até 31 de Dezembro de 2020 todos os consumidores de eletricidade têm de escolher um comercializador que atue em regime de mercado livre.
Uma oferta com as mesmas condições do mercado livre corresponde à disponibilização de uma oferta por parte do comercializador, em regime de mercado livre para potências inferiores ou iguais a 41,4 kVA, em que o preço da energia é exatamente o mesmo que é praticado no mercado regulado.
Não. É da inteira responsabilidade de cada comercializador a escolha das ofertas comerciais que disponibilizará aos seus clientes.
Atualmente, a Endesa não disponibiliza a tarifa equiparada no mercado regulado.
Contudo, a energética oferece tarifas muito competitivas aos seus clientes de Baixa Tensão Normal (BTN), que podem inclusive beneficiar de muitos descontos e ofertas para sempre e várias vantagens exclusivas.
Mercado Livre
Encontrar ou escolher a tarifa ideal pode ser uma tarefa difícil pois o número de comercializadores e ofertas no mercado é elevado.
Mas os operadores e reguladores do mercado já estão preparados para consumidores atentos às tarifas escolhidas e a todos os pormenores inerentes às suas escolhas, tendo desenvolvido vários simuladores que permitem aos clientes comparar as várias ofertas existentes no mercado e encontrar a tarifa ideal.
Hoje em dia, pode utilizar os simuladores disponibilizados pela Entidade Reguladora dos Serviços Elétricos e pelo portal Poupe Energia, da ADENE - Agência para a Energia.
O processo é simples: basta preencher os campos apresentados e esperar que o simulador faça a sua magia, apresentando as tarifas mais indicadas às suas necessidades.
A Endesa segue os padrões de qualidade de serviço estabelecidos no Regulamento da Qualidade de Serviço do Setor Elétrico e do Gás Natural, sendo o cliente deve ser compensado quando se verifique o incumprimento dos mesmos.
Os principais parâmetros gerais e individuais de qualidade de serviço de natureza comercial que a Endesa deve seguir são:
- a. Atendimento e comunicação com os clientes
- b. Pedidos de informação e reclamações
- c. Visita combinada
O cliente tem direito a uma compensação no valor de 5 € quando se verifique o incumprimento do prazo de resposta das reclamações e de uma compensação no valor de 20 € sempre que se verifique o incumprimento das visitas combinadas.
Por sua vez, a Endesa tem direito a exigir uma compensação no valor de xxxx€ quando o cliente não estiver presente no local da instalação no período de visita combinada ou de assistências técnicas do operador da rede de distribuição com vista a solucionar avarias nas instalações do cliente ou instalações coletivas que alimentem as instalações do cliente.
O cliente tem o direito a ser informado previamente da eventualidade e do valor em causa, sendo a compensação devida ao operador da rede de distribuição e calculada com base nos termos presentes no Regulamentos da Qualidade de Serviço do Setor Elétrico e/ou do Gás Natural.
O Relatório de Qualidade de Serviço é uma publicação anual que contém os principais indicadores de serviço de Apoio ao Cliente, à resolução de Reclamações e à Contratação da Endesa em Portugal.
Pode consultar as edições do Relatório Anual de Qualidade de Serviço abaixo:
- 2022 | Eletricidade e Gás Natural: (relatorio-qualidade-servico-2022.pdf)
- 2021 | Eletricidade e Gás Natural: (relatorio-qualidade-servico-2021.pdf)
- 2020 | Eletricidade e Gás Natural: (relatorio-qualidade-servico-2020.pdf)
- 2019 | Eletricidade e Gás Natural: (relatorio-qualidade-servico-2019.pdf)
- 2018 | Eletricidade e Gás Natural: (relatorio-qualidade-servico-2018.pdf)
- 2017 | Eletricidade e Gás Natural: (relatorio-qualidade-servico-luz-2017.pdf) / (relatorio-qualidade-servico-gas-2017.pdf)
Para informações detalhadas sobre a Qualidade do Serviço, consulte a página da ERSE.
Para consultar o Regulamento da Qualidade de Serviço, ou RQS, clique aqui.