Tarifas
Tarifa Happy
A Tarifa Happy é um plano de eletricidade para clientes que gostam de ofertas à sua medida e de acompanhar os seus consumos.
Neste caso, pode escolher desfrutar de um dia de luz totalmente grátis ou dois dias com 50% de desconto, por semana. Escolhe o(s) dia(s), o que fazer e com quem. Alem disso, poderá alterar a sua oferta trimestralmente adaptando-a aos seus hábitos de consumo.
No gás, ao contratar com a Endesa, terá 14% de desconto todos os meses.
Pode contratar a oferta através:
- da página da tarifa no website, onde poderá realizar todo o processo online;
- da Linha de Novas Adesões através do número 212 415 337 (custo de chamada para rede fixa nacional) ou
- dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto.
Para mais informações consulte a página da Tarifa Happy.
Para aderir à Tarifa Happy deve reunir as seguintes condições:
- ponto de fornecimento de eletricidade com consumo Doméstico em BTN e em Portugal Continental, simples ou bi-horário, com potência contratada entre 3,45 e 20,70 kVA;
- ponto de fornecimento de gás em Baixa Pressão, pertencentes aos escalões de consumo 1, 2, 3 e 4, em Portugal Continental.
- ponto de fornecimento não pode ser de autoconsumo e/ou exclusivo para mobilidade elétrica.
- contador inteligente integrado na rede inteligente, que comunique leituras diariamente ao Operador da Rede de Distribuição;
- adesão obrigatória ao Débito Direto e à Fatura Digital.
Pode contratar a oferta através:
- da página da tarifa no website, onde poderá realizar todo o processo online;
- da Linha de Novas Adesões através do número 212 415 337 (custo de chamada para rede fixa nacional) ou
- dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto.
Para mais informações consulte a página da Tarifa Happy.
A Tarifa Happy tem as seguintes vantagens:
- Possibilidade de escolher como poupar na Luz: pode optar por um dia de luz totalmente grátis ou 2 dias com 50% de desconto todas as semanas. Além disso, pode selecionar os dias que mais lhe convêm.
- Oferta personalizável a cada trimestre: pode alterar a modalidade e os dias da sua oferta trimestralmente em função dos seus hábitos de consumo.
- Dados detalhados sobre consumo e poupança: aproveite a informação sobre o seu consumo para acompanhar e ajustar os seus hábitos e poupar no fim do mês.
- Energia 100% Verde: opte por uma tarifa que tem como prioridade a sustentabilidade sem pagar mais por isso.
- Desconto de 14% no Gás: aproveite a oportunidade para poupar 14% todos os meses no gás.
Pode contratar a oferta através:
- da página da tarifa no website, onde poderá realizar todo o processo online;
- da Linha de Novas Adesões através do número 212 415 337 (custo de chamada para rede fixa nacional) ou
- dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto.
Para mais informações consulte a página da Tarifa Happy.
Pode alterar a sua Oferta trimestralmente. Ou seja, pode alterar a modalidade da sua oferta, bem como o(s) dia(s) escolhido(s) a partir do 91.º dia após a ativação da oferta escolhida inicialmente.
A modificação entra em vigor, no máximo, até 15 dias depois do registo do pedido.
Não, a Tarifa Happy não tem qualquer período de fidelização associado.
É necessário ter contador inteligente para a contratação da Tarifa Happy: o único que permite ter acesso diário às leituras e assim usufruir de todas as potencialidades desta tarifa.
Caso tenha sido alvo de instalação do contador inteligente, certamente foi contactado pelo Operador de Redes de Distribuição para o fazer. Após a instalação, se recebeu a comunicação por parte do Operador, da integração do seu contador na rede inteligente, o seu contador estará, previsivelmente, instalado e em funcionamento.
Caso ainda não tenha contador inteligente, pode contactar o Operador de Redes de Distribuição que lhe dará toda a informação necessária.
Caso o seu contador inteligente apresente erros de comunicação ao Operador da Rede de Distribuição que impossibilitem a recolha de leituras, os dados de consumo serão apurados recorrendo a métodos de estimativa.
Desta forma, o consumo estimado será dividido de igual forma por todos os dias em que a Endesa não tenha acesso às leituras reais. Assim, a oferta terá em consideração os valores resultantes da divisão anteriormente referida, aplicada no(s) dia(s) da semana a que se refere.
Pode consultar os dados referentes à sua oferta, consumo e poupança na sua área de cliente My Endesa e e/ou os canais de atendimento da Endesa.
Tarifa e-
Com a Tarifa e- tem direito a 17% de desconto para sempre sobre o total da sua fatura.
Esta tarifa é uma oferta exclusiva a clientes que optem pela adesão online, fatura digital e pagamento através de débito direto.
Pode contratar a oferta através:
- da página da tarifa no website, onde poderá realizar todo o processo online,
- da Linha de Apoio à Contratação através do número 800 11 01 48 ou
- dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto.
Para mais informações consulte a página da Tarifa e-.
Tarifa Quero+
Com a Tarifa Quero+ tem + descontos sobre o total da sua fatura.
Quantos mais produtos contratar, mais descontos consegue acumular:
- 3% de desconto para sempre em luz ou gás
- 8% de desconto promocional durante os 12 primeiros meses de contrato
- 8% de desconto adicional durante os 3 primeiros meses.
- 2% de desconto adicional para sempre ao contratar luz+gás
- 1% de desconto para sempre se aderir ao débito direto
- 1% de desconto para sempre se aderir à fatura digital
- 2% de desconto durante os primeiros 12 meses ao contratar os serviços OK Eletrodomésticos ou OK Completo.
Pode contratar a oferta através:
- da página da tarifa no website, onde poderá realizar todo o processo online,
- da Linha de Apoio à Contratação através do número 211160786,
- dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto ou
- das Lojas Endesa.
Para mais informações consulte a página da Tarifa Quero+.
Tarifa Aniversário
A Tarifa Aniversário destaca-se pela oferta de uma fatura de Luz e/ou Gás todos os anos, para sempre.
A fatura oferecida correspondente ao 12º período de faturação de cada uma das energias. Tendo em conta as características desta tarifa, aconselhamos a comparar esta vantagem com as restantes tarifas que dão descontos todos os meses.
Para isso, multiplique os preços base desta tarifa pelos 11 meses de pagamento efetivo e divida o resultado por 12 (o número de meses do ano). Esse será o preço anualizado.
Com a Tarifa Aniversário, ganha uma fatura gratuita por ano todos os anos.
A 12ª fatura é totalmente gratuita, podendo aproveitar a poupança para investir nas coisas que mais gosta. Celebre aniversários connosco. A oferta é válida durante toda a vigência do contrato.
Para além da oferta do termo de potência de luz, do fixo de gás e do consumo, também oferecemos:
- as tarifas de acesso,
- o Imposto especial de consumo de Eletricidade,
- o Imposto especial de consumo de Gás Natural,
- a Taxa de Contribuição Audiovisual.
Como estes custos correspondem a zero euros, não será aplicado qualquer IVA sobre os mesmos. Não serão devolvidos os valores relativos a serviços de valor acrescentado, inspeção ou outros.
Pode contratar a oferta através:
- da página da tarifa no website, onde poderá realizar todo o processo online,
- da Linha de Apoio ao Cliente através do número 800 10 10 30,
- dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto ou
- das lojas Endesa.
Para mais informações consulte a página da Tarifa Aniversário.
A Tarifa Aniversário pode ser contratada por todos os clientes, exceto os clientes com os seguintes contratos:
- Contratos com potência superior a 6,9 kVA;
- Contratos com potência inferior a 3,45 kVA;
- Clientes com modalidade de pagamento Conta Certa.
Se não reúne os requisitos necessários para contratar esta tarifa, consulte as condições das restantes tarifas oferecidas pela Endesa.
Em algumas situações pode compensar contratar a Tarifa Aniversário, uma vez que tem direito a uma fatura gratuita por cada ano enquanto cliente da Endesa.
Contudo, aconselhamos a analisar os consumos das últimas faturas da tarifa bi-horária ou tri-horária de forma a perceber a poupança alcançada e se compensa mudar de tarifa para ter uma fatura gratuita a cada 12 meses.
O contrato da Tarifa Aniversário tem a duração de 12 meses, sendo automaticamente renovável por períodos de 12 meses se não houver nenhuma comunicação em contrário.
A oferta de uma fatura é válida durante toda a vigência do contrato de fornecimento de energia com a Endesa.
Ou seja, por cada ano com a Endesa, oferecemos a fatura correspondente ao 12º período de faturação (conta a partir da data de ativação ou renovações).
A oferta corresponde ao valor do período de faturação, sendo o valor faturado de zero euros.
Serão faturados todos os valores relacionados com:
- Conceitos referentes a SAE ou qualquer outro serviço de valor acrescentado - SVA;
- Conceitos diversos (ex. Inspecções ou outros Serviços que tenham origem na distribuidora).
Os clientes com dívidas superiores a dois meses em relação à data do 12º período de faturação não têm direito à oferta da fatura gratuita.
Isto quer dizer que se a fatura correspondente ao 11º período de faturação estiver em dívida, o cliente continua a beneficiar da oferta do mês gratuito. Mas se a fatura correspondente ao 10º período de faturação estiver em dívida, a oferta não é aplicada.
A dívida deverá ser analisada por produto (luz ou gás). Se apenas um dos produtos estiver em dívida, a oferta do mês gratuito só se aplica à energia que estiver liquidada.
A devolução para clientes de luz e gás é feita de forma independente por produto e por data de ativação da tarifa.
A oferta será refletida na fatura através da inclusão de conceitos. Será criado um novo conceito de devolução por cada conceito do tarifário (Energia e Taxas).
Qualquer refaturação, independentemente do período em causa, não permite acertos do valor devolvido.
Não existem acertos sobre a devolução efetuada aquando do envio de uma fatura com uma leitura real posteriormente.
Se der baixa das energias contratadas antes ou durante o 12º período de facturação a que corresponde devolver, não há lugar a devolução.
Não existe qualquer tipo de restrição de consumo para a contratação desta tarifa, pelo que poderá consumir o que quiser durante toda a vigência do contrato.
Tarifa Indexada
Uma tarifa indexada consiste em pagar um preço variável pela energia elétrica ou gás natural consumida, isto é, o custo da energia está indexado ao preço de mercado grossista de eletricidade, gerido pelo Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade (OIME), ou indexado ao preço de mercado grossista de gás natural, gerido pelo MIBGás.
Numa tarifa indexada o preço do Termo de Energia (TE) não é constante e varia conforme o mercado ibérico de electricidade (OMIE) que poderá ser consultado em www.omie.es/pt/ ou mercado ibérico de gás (MIBGás) em www.mibgas.es/pt. Esta variação consiste na aplicação do preço médio diário da energia do mercado ibérico de eletricidade e/ou gás em Portugal.
O preço total pago pelo cliente é calculado com base numa fórmula de cálculo simples e transparente que o cliente poderá consultar e entender acedendo ao nosso site.
O OMIE é o organismo designado para a gestão do mercado diário e intradiário de eletricidade na Península Ibérica. É uma entidade neutra no mercado iberico de eletricidade (MIBEL) e exerce imparcialidade ao administrar os preços de energia transacionada entre produtores e comercializadores em Portugal e Espanha, com uma base diária.
Poderá ser consultado o preço diário e histórico de preços em https://www.omie.es/pt.
O MIBGás é o a entidade responsável pela gestão e operação do mercado de gás natural em Portugal e em Espanha e que desempenha uma função imparcial.
A informação e evolução sobre os preços no mercado grossista de gás encontra-se disponível para consulta em www.mibgas.es/pt.
As tarifas podem variar de acordo com diversos fatores, como as variações de oferta e procura no mercado, modificações e tendências de consumo durante o ano, impactos políticos ou macroeconómicos, entre outros.
Entre as vantagens da Tarifa Indexada, destacamos:
- Prémio de risco: Ao gerir ativamente o risco de preço, o cliente deixa de suportar os custos extra, como prémio de risco e encargos associados, que costumam estar incluídos nas propostas de preço fixo das comercializadoras.
- Flexibilidade de preços: Pode aproveitar a flexibilidade dos preços de mercado, o que pode resultar numa poupança significativa, quando os custos de energia estão mais baixos.
- Acompanhamento do mercado: Poderá consultar o preço médio diário em www.omie.es/pt o em www.mibgas.es/pt.
- Personalização: Cada cliente poderá adaptar o consumo, para maximizara e eficiência e a poupança, quando os preços são mais vantajosos.
- Fórmula simples e transparente: De uma forma muito fácil, consegue entender claramente como os preços são determinados.
- Fidelização: Não existe fidelização para esta tarifa. Os clientes poderão mudar para uma tarifa de preço fixo, quando os valores do OMIE subam.
Entre as desvantagens da Tarifa Indexada, destacamos:
- Tarifa altamente vulnerável aos mercados: sem possibilidade de controlo por parte do cliente e necessidade de atenção diária aos mercados para evitar surpresas desagradáveis na fatura de eletricidade e/ou gás. Nos periodos em que o preço do OMIE/MIBGás estiver muito alto, a fatura do cliente acompanhará essa subida.
- Variação constante do preço kWh: o consumidor não pode prever o valor da fatura de eletricidade e ou gás, frente aos preços de tarifas fixas, válidos por 12 meses;
- Não apresenta descontos e ofertas: ao contrário da tarifa de valor fixo, a Tarifa Indexada Endesa, não conta com descontos associados, como por exemplo pela contratação dual, Débito Direto e/ou Fatura Digital.
Para a contratação da Tarifa Indexada de Eletricidade estão disponíveis os seguintes períodos horários:
- Simples: Disponivel para potências contratadas entre 1,15 kVA até 20,7 kVA
- Bi-horário: Disponivel para potências contratadas entre 3,45 kVA até 20,7 kVA
- Tri-horário: Disponivel para potências contratadas entre 10,35 kVA até 41,4 kVA.
Sim, existe versão social para esta tarifa.
O preço será calculado de acordo com a seguinte fórmula:
Fatura = (CG + TP) ∗ d + (A+B) ∗ consumo
Onde:
- CG - Custo de gestão [€/dia] – Fatura-se distribuindo proporcionalmente um custo fixo diário ao número de dias do período de faturação.
- TP - Termo de Potência [€/dia] - Preço fixo faturado por dia, em função da potência contratada para a eletricidade ou em função do escalão para o gás. Distribui-se proporcionalmente ao número de dias do período de faturação.
- d - Dias Correspondentes ao período de faturação.
- A – Outros custos Simples: Preço de tarifas de acesso, custo de serviço de sistemas estimados, perdas estimadas e margem do comercializador.
- B – Custos Energia Indexada:
Eletricidade: Preço médio diário do OMIE em Portugal para o período de faturação.
Gás (dual): Preço médio diário do MIBGás em Portugal para o período de faturação.
- Consumo [kWh]: Consumo no período de faturação.
A Tarifa Indexada da Endesa não tem qualquer período de fidelização, pelo que, em qualquer momento, poderá alterar o seu contrato para uma das nossas tarifas a preço fixo. Poderá entrar em contacto com o nosso apoio ao cliente, onde o ajudarão a escolher a tarifa que mais se adequa ao seu perfil de consumo.
Tanto uma tarifas indexadas como as tarifas dinâmicas são formas de determinar o preço da energia, onde ambas tarifas estão indexadas ao valor do OMIE ou MIBGás (para o caso da T. indexada). No entanto, a principal diferença entre ambas é nos seus métodos de cálculo e ajuste de preço.
Tarifa Indexada:
•Preço do OMIE/MIBGás é obtido através da média aritmética diária.
•Ligada a um índice externo (ex: preço do petróleo, gás natural, etc.).
•O preço da energia é ajustado periodicamente com base nas flutuações desse índice de referência.
•Transparência: os consumidores acompanham as mudanças no índice de referência, garantindo transparência na variação do preço de uma forma mais simples.
Tarifa Dinâmica:
•Usa-se o valor horário correspondente do OMIE e o consumo nesse mesmo período horário.
•É obrigatório ter contador inteligente, ligado à rede inteligente.
•Uma tarifa dinâmica varia conforme condições específicas de tempo, procura ou oferta de energia.
•Os preços podem variar de hora em hora, dia a dia ou de acordo com outras condições pré-determinadas, como picos de procura ou disponibilidade de energia renovável.
•As tarifas dinâmicas podem ser usadas para incentivar o consumo de energia em momentos de menor procura ou quando há mais energia renovável disponível, ajudando a equilibrar a carga na rede elétrica.
Tarifa Dinâmica
Uma tarifa dinâmica, consiste em pagar um preço variável pela energia elétrica consumida, isto é, o custo da energia está indexado ao preço de mercado grossista de eletricidade, gerido pelo Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade (OMIE). Numa tarifa dinâmica, o preço do Termo de Energia (TE) não é fixo, flutua de acordo com o mercado ibérico de eletricidade (OMIE). Essa flutuação é determinada pela aplicação do preço horário da energia do mercado ibérico de eletricidade em Portugal, tendo em conta o consumo horário de cada cliente.
As tarifas podem variar de acordo com diversos fatores, como as variações de oferta e procura no mercado, condições climáticas, modificações e tendências de consumo durante o ano, impactos políticos ou macroeconómicos, entre outros.
O preço total pago pelo cliente é calculado com base numa formula de cálculo simples e transparente que o cliente poderá consultar e entender acedendo ao nosso site www.endesa.pt.
O OMIE é o organismo designado para a gestão do mercado diário e intradiário de eletricidade na Península Ibérica (www.omie.es/pt). É uma entidade neutra no mercado iberico de eletricidade (MIBEL) e exerce imparcialidade ao administrar os preços de energia transacionada entre produtores e comercializadores em Portugal e Espanha, com uma base horária.
Poderá ser consultado o preço diário e histórico de preços em https://www.omie.es/pt.
O MIBGás é a entidade responsável pela gestão e operação do mercado de gás natural em Portugal e em Espanha e que desempenha uma função imparcial. A informação e evolução sobre os preços no mercado grossista de gás encontra-se disponível para consulta em www.mibgas.es/pt.
As tarifas podem variar de acordo com diversos fatores, como as variações de oferta e procura no mercado, modificações e tendências de consumo durante o ano, impactos políticos ou macroeconómicos, entre outros.
A Tarifa Dinâmica, ajusta os preços de eletricidades com base nos fatores de procura, disponibilidade de energia renovável, custos de produção, etc. Os clientes pagam mais durante os períodos de pico de procura e menos durante os períodos de menor procura ou de maior produção.
Entre as vantagens da Tarifa Dinâmica, destacamos:
- Custos: Os clientes podem economizar, ao ajustarem os consumos aos períodos horários mais baratos. Podem aproveitar a flexibilidade dos preços de mercado, o que pode resultar numa poupança significativa
- Eficiência Energética: A Tarifa dinâmica, poderá incentivar os clientes a usar a energia de uma forma mais eficiente, reduzindo o consumo nas horas de pico e a consumir energia durante os períodos em que há uma maior disponibilidade de energia renovável, por exemplo a solar ou éolica.
- Acompanhamento do Mercado: Poderá consultar o preço médio horário em www.omie.es/pt.
- Personalização e controlo: Cada cliente poderá adaptar o consumo, para maximizara e eficiência e a poupança, quando os preços são mais vantajosos. Estas tarifas dinâmicas oferecem aos clientes mais controle sobre seus custos de energia, permitindo que ajustem o consumo de acordo com suas necessidades e preferências.
- Fórmula simples e transparente: De uma forma muito fácil, consegue entender claramente como os preços são determinados.
- Fidelização: Não existe fidelização para esta tarifa. Os clientes poderão mudar para uma tarifa de preço fixo, quando os valores do OMIE subam.
- Prémio de risco: Ao gerir ativamente o risco de preço, o cliente deixa de suportar os custos extra, como prémio de risco e encargos associados, que costumam estar incluídos nas propostas de preço fixo das comercializadoras.
Entre as desvantagens da Tarifa Dinâmica, destacamos:
- Tarifa altamente vulnerável aos mercados: sem possibilidade de controlo por parte do cliente e necessidade de atenção diária aos mercados para evitar surpresas desagradáveis na fatura de eletricidade e/ou gás. Nos periodos em que o preço do OMIE/MIBGás estiver muito alto, a fatura do cliente acompanhará essa subida.
- Variação constante do preço kWh: o consumidor não pode prever o valor da fatura de eletricidade e ou gás, frente aos preços de tarifas fixas, válidos por 12 meses;
- Complexidade: Para muitos clientes, entender e gerir esta tarifa, poderá ser mais complexo, já que necessida um esforço adicional, tanto para acompanhar o preço do OMIE, como pelo facto ajustar os hátitos de consumo.
- Não apresenta descontos e ofertas: ao contrário da tarifa de valor fixo, a Tarifa Dinâmica Endesa, não conta com descontos associados, como por exemplo pela contratação dual, DD e/ou FE.
•Simples: Disponivel para potências contratadas entre 1,15 kVA até 20,7 kVA
•Bi-horário: Disponivel para potências contratadas entre 3,45 kVA até 20,7 kVA
•Tri-horário: Disponivel para potências contratadas entre 10,35 kVA até 41,4 kVA.
Sim, existe versão social para esta tarifa.
O preço será calculado de acordo com a seguinte fórmula:
Fatura = (CG + TP) ∗ d + (A+B) ∗ consumo
Onde:
- CG - Custo de gestão [€/dia] – Fatura-se distribuindo proporcionalmente um custo fixo diário ao número de dias do período de faturação.
- TP - Termo de Potência [€/dia] - Preço fixo faturado por dia, em função da potência contratada para a eletricidade ou em função do escalão para o gás. Distribui-se proporcionalmente ao número de dias do período de faturação.
- d - Dias Correspondentes ao período de faturação.
- A – Outros custos Simples: Preço de tarifas de acesso, custo de serviço de sistemas estimados, perdas estimadas e margem do comercializador.
- B – Custos Energia Dinâmica:
Eletricidade: Preço médio diário do OMIE em Portugal para o período de faturação.
Gás (dual): Preço médio diário do MIBGás em Portugal para o período de faturação.
- Consumo [kWh]: Consumo no período de faturação.
A Tarifa Indexada da Endesa não tem qualquer período de fidelização, pelo que, em qualquer momento, poderá alterar o seu contrato para uma das nossas tarifas a preço fixo.
Poderá entrar em contacto com o nosso apoio ao cliente, onde o ajudarão a escolher uma Tarifa que mais de adequa ao seu perfil de consumo.
Pode ajustar os hábitos de consumo para evitar os horários de pico de procura ou de baixa produção de energia renovável e usar, por exemplo, tecnologias inteligentes para automatizar a gestão de energia.
Tanto as tarifas indexadas como as tarifas dinâmicas são formas de determinar o preço da energia, onde ambas tarifas estão indexadas ao valor do OMIE ou MIBGás (para o caso da T. indexada). No entanto, a principal diferença entre ambas é nos seus métodos de cálculo e ajuste de preço.
Tarifa Indexada:
•Preço do OMIE/MIBGás é obtido através da média aritmética diária.
•Ligada a um índice externo (ex: preço do petróleo, gás natural, etc.).
•O preço da energia é ajustado periodicamente com base nas flutuações desse índice de referência.
•Transparência: os consumidores acompanham as mudanças no índice de referência, garantindo transparência na variação do preço de uma forma mais simples.
Tarifa Dinâmica:
•Usa-se o valor horário correspondente do OMIE e o consumo nesse mesmo período horário.
•É obrigatório ter contador inteligente, ligado à rede inteligente.
•Uma tarifa dinâmica varia conforme condições específicas de tempo, procura ou oferta de energia.
•Os preços podem variar de hora em hora, dia a dia ou de acordo com outras condições pré-determinadas, como picos de procura ou disponibilidade de energia renovável.
•As tarifas dinâmicas podem ser usadas para incentivar o consumo de energia em momentos de menor procura ou quando há mais energia renovável disponível, ajudando a equilibrar a carga na rede elétrica.
Para contratar esta tarifa, deverá ter um contador inteligente, ligado à rede inteligente de contagem.