A substituição dos veículos de combustão por carros elétricos apresenta-se como uma das melhores alternativas para reduzir as emissões de CO2 e contrariar as alterações climáticas Esta aposta é significativa, especialmente num setor tão poluente como o dos transportes, responsável por mais de um quarto das emissões de gases de efeitos de estufa, de acordo com dados divulgados pela Agência Europeia do Ambiente.
A investigação e implementação de tecnologias alternativas é fundamental para reduzir estas emissões e as empresas privadas, a par das instituições, desempenham um papel importante neste trabalho.
Veículos mais baratos e mais eficientes
Nos últimos vinte anos assistimos a uma forte evolução tecnológica do veículo elétrico, que não só ajudou a tornar o preço muito mais atrativo e convidativo para a população como o tornou mais eficiente e autónomo. Os modelos atuais contam com cerca de 200 a 400 km de autonomia, existindo marcas que conseguem duplicar estes valores.
Esta evolução acontece não só por conta da melhoria significativa das baterias, mas também por avanços relacionados com design, sistemas de travagem, maior resistência ao vento, a condução “Eco”, bem como sistemas de eficiência energética que ajudam o condutor a reduzir o seu consumo.
Consenso internacional
O apoio institucional tem desempenhado um papel crucial na promoção e desenvolvimento do carro elétrico. A União Europeia identificou a necessidade de apostar na mobilidade elétrica não só como ferramenta para alcançar os seus objetivos na luta contra as alterações climáticas, mas também como uma oportunidade para a indústria europeia se tornar mais competitiva no setor automóvel mundial.
Alguns países tomaram a dianteira e começaram a estudar medidas que pudessem favorecer a introdução do veículo elétrico. É o caso da Noruega e dos Países Baixos, que pretendem proibir a venda de veículos a gasolina e diesel a partir de 2025, da Alemanha, que analisa a possibilidade de implementar a mesma regra a partir de 2030 e de França e do Reino Unido, que ponderam aplicá-la dez anos depois. Outra das medidas em cima da mesa do Parlamento Europeu é a possibilidade de obrigar legalmente a que, a partir de 2025, 25% dos veículos em circulação sejam elétricos.
Energias renováveis também são resposta
Um veículo elétrico não polui, contudo, a energia gasta durante o seu fabrico e dos restantes materiais utilizados podem ser fontes de contaminação. A boa notícia é que se espera que o impacto no meio ambiente seja cada vez menor.
De acordo com a legislação europeia, em 2020, cerca de 40% da produção elétrica deve ser proveniente de fontes renováveis. Isto faz com que as emissões indiretas de um carro elétrico totalizem em média pouco mais de 3 kg de CO2 por 100 km, um quinto das emissões de um veículo a gasolina.
A mobilidade elétrica é o nosso presente
Na Endesa trabalhamos para que a alteração do atual modelo de mobilidade se torne uma realidade, contribuindo para a luta contra as alterações climáticas através da mobilidade elétrica e para a melhoraria da qualidade de vida dos cidadãos. A pensar nisto, estamos focados em várias linhas de atuação: a promoção e divulgação das vantagens do carro elétrico, a oferta comercial de soluções de recarga e a investigação e o desenvolvimento tecnológico.