Sistema Interno de Proteção de Denunciantes
Conheça a nossa política de proteção ao denunciante.
A Endesa dispõe de um Sistema Interno de Proteção de Denunciantes, que facilita a possibilidade de denunciar condutas ilegais e garante uma proteção adequada aos Denunciantes, o que reforça o envolvimento da nossa empresa na prevenção da prática de atos contrários à lei, como parte integrante do seu compromisso de cumprimento normativo.
O Sistema Interno de Proteção de Denunciantes dispõe de uma "Política de Proteção de Denunciantes", que especifica o seu âmbito de aplicação, os princípios gerais de funcionamento, em particular a proteção dos denunciantes e das pessoas afetadas, bem como a forma como os factos comunicados são apresentados e tratados, um processo que é detalhado num segundo documento denominado "Procedimento de Gestão de Factos Denunciados".
O Sistema Interno de Proteção de Denunciantes garante, entre outros aspetos, o direito de apresentar informações de forma anónima, a proibição de represálias sob qualquer forma, medidas de apoio e a proteção especial dos dados pessoais, o que é mais uma prova do compromisso da Endesa em cumprir os mais avançados princípios éticos e de conformidade regulamentar aplicáveis nesta matéria.
Canal de Denúncias
A Endesa dispõe de um Canal de Denúncias, para que todos os seus grupos de interesse possam comunicar, de forma segura e anónima, qualquer conduta irregular, antiética ou ilegal que, na sua opinião, possa ter ocorrido no decurso das atividades da Empresa. É da responsabilidade de cada indivíduo fazer um uso adequado do canal, utilizando-o única e exclusivamente para comunicar, de boa-fé, os factos.