A Endesa associou-se à AHP - Associação da Hotelaria de Portugal e aos principais fornecedores de utilities e telecomunicações de Portugal para ajudar as unidades hoteleiras a receberem os profissionais de saúde no combate à pandemia COVID-19.


Esta iniciativa surgiu da necessidade de alojar os profissionais de saúde que se encontram deslocados ou que não podem regressar às suas casas para não colocarem em risco a saúde das suas famílias, tendo a AHP e as unidades hoteleiras associadas disponibilizado os seus hóteis para receber a comunidade médica de forma totalmente gratuita.

Para isso, contaram com a ajuda de vários fornecedores de serviços, nas condições definidas por cada fornecedor, pois “neste momento tão difícil para as empresas hoteleiras é-lhes impossível suportarem sozinhas os elevados custos inerentes à operação, mesmo que parcial, dos hotéis, que já se encontram encerrados por quebra total de atividade", explicou Cristina Siza Vieira, CEO da AHP.

A responsável mostrou-se satisfeita com a adesão à iniciativa, uma vez que as principais empresas de utilities e telecomunicações “se disponibilizaram para que, durante o tempo em que os profissionais de saúde estiverem alojados nos hotéis aderentes a esta iniciativa, lhes sejam fornecidos esses serviços gratuitamente”.

A Endesa faz parte do grupo de prestadores de serviços que aceitou o desafio, pois “nesta situação crítica de emergência sanitária, a palavra chave é solidariedade. Estamos ao lado dos hotéis que oferecem o serviço à Sanidade Pública, nestes momentos críticos. Faz parte da responsabilidade social da Endesa, apoiar o pessoal sanitário e os Hotéis hospitalizados da AHP”, afirmou Nuno Ribeiro da Silva, Presidente da Endesa Portugal.

Esta iniciativa conta também com a participação da Altice Portugal, da EDP, da EPAL, da GALP, da NOS e da Vodafone.