Todos os dias damos preferência a tecnologias, equipamentos e dispositivos que facilitem a nossa vida. Muitas destas ações ou comportamentos têm um impacto concreto e direto no ambiente, nomeadamente a energia gasta no processo de fabrico, que pode estar a afetar seriamente o nosso próprio habitat.
As casas que habitamos não escapam à regra, pois, a sua construção também influencia e impacta diretamente os espaços que nos rodeiam. Precisamos de materiais cujo fabrico e manipulação podem ser prejudiciais ao ecossistema. Além disso, a expansão das cidades limita a capacidade de ação dos arquitetos de planear um estilo de crescimento mais sustentável.
Por sorte, a consciencialização da sociedade sobre as problemáticas como as alterações climáticas e a poupança energética ajuda na procura por alternativas mais sustentáveis. As casas ecológicas são alternativas muito interessantes. Quer saber mais sobre este tipo de construções?
O que é uma casa ecológica?
As casas ecológicas são lares que oferecem condições de construção e utilização pensadas para evitar ao máximo o impacto ambiental. São casas pensadas para serem sustentáveis para com o seu entorno, graças à utilização de materiais não agressivos com o mesmo no seu fabrico. Além disso, estão pensadas para que os seus habitantes possam otimizar ao máximo o seu consumo energético graças aos seus componentes e localização.
O conceito de casa ecológica surgiu no final da década de 20, quando o arquiteto norte-americano Edward Mazria escreveu sobre a integração da arquitetura e as energias renováveis no seu livro Passive Solar Energy Book. Os problemas gerados pela contaminação já eram assunto de debate na altura e a perspetivas como a de Mazria pressupunham um passo pequeno na busca por soluções nos quais o cidadão comum pudesse sentir-se parte graças a casas sustentáveis e limpas.
O objetivo destas casas passava por reduzir ao máximo os gastos com energia. Desta forma, evitamos a geração de resíduos contaminantes por não precisar de utilizar tanta energia. Já parou para pensar nisso? A possibilidade de evitar ou, pelo menos, reduzir a utilização dos sistemas de aquecimento e refrigeração que conhecemos, supunha uma alteração muito importante e positiva para o nosso meio ambiente.
“As casas ecológicas são aquelas vivendas que oferecem melhores condições de construção e utilização de forma a evitar ao máximo o impacto no meio ambiente.”
Quais são as características de uma casa ecológica?
O que faz de um apartamento ou vivenda uma casa ecológica? Há várias composições que a casa deve oferecer para que possa ser considerada uma casa ecológica. A partir do momento em que oferece essas mais-valias, podemos ter a certeza de que estamos perante uma casa cuja construção não só teve um menor impacto sobre o meio ambiente como pressupõe um menor consumo energético para o seu funcionamento.
Materiais
O primeiro passo é que o processo de construção nasça com a clara intenção de ser sustentável e reduzir ao máximo o impacto no meio ambiente. Para isso, é muito importante optar por materiais reciclados, que gerem poucos resíduos.
Orientação e Entorno
Outra característica deste tipo de casas é ter em conta a sua orientação e entorno. Se estivermos numa zona com uma forte presença solar, é relevante aproveitá-la ao máximo. Uma casa que receba muita luz natural não precisa de uma utilização desmedida de iluminação artificial. A isto chamamos “desenho bioclimático”. Pense nisso. Os bairros do futuro propõem-se a ser a combinação perfeita entre as construções e a paisagem.
Isolamento Térmico
O sol também contribui para a manutenção da temperatura. Se queremos um ambiente agradável em casa todo o ano, o isolamento térmico deve ser tido em conta. Será o isolamento térmico o grande herói da manutenção da temperatura entre portas durante os meses mais quentes e frios do ano pois vai fazer com que não tenhamos de utilizar mecanismos artificiais para viver numa temperatura agradável.
Eficiência Energética
Por último, estas casas chamam a nossa atenção pela capacidade de autossuficiência energética. Além disso, a energia consumida tem origem em fontes limpas e renováveis. São, sem dúvida, as casas ideais para o bem-estar dos seus habitantes e do entorno. Imagina-se a viver numa casa totalmente sustentável e ecológica? Casa dia estamos mais próximos dessa realidade.
Casas passivas: o outro lado da ecologia na construção
Existe outro tipo de construções semelhantes às casas ecológicas. São as casas passivas. Ambas têm um desenho bioclimático. O que as diferencia é que a construção de uma casa passiva não exige a utilização de materiais ecológicos.
Quando falamos de materiais ecológicos, a madeira é a alternativa mais indicada. E tem um fator que a torna especial: é um material higroscópio. O que é que isto significa? As casas ecológicas feitas de madeira têm os níveis de humidade ideais graças à porosidade dos materiais. De forma a manter estas condições, é importante que a madeira não seja alvo de pinturas com verniz ou outro tipo de produtos que possam, de alguma maneira, reduzir o eliminar estas propriedades.
Todavia, podem ser usados tijolos e cimento nestas construções. As vantagens destes materiais em relação à madeira são várias, nomeadamente, o preço mais baixo, a maior segurança em caso de incêndio e desastres naturais. Contudo, têm um maior impacto ambiental pois exigem maior gasto energético na sua produção.
Quais são as vantagens de uma casa ecológica?
Agora que sabemos um pouco mais sobre casas ecológicas, podemos falar sobre as vantagens de forma mais concreta já que influenciam e impactam diretamente o meio ambiente e o seu bem-estar.
A utilização de materiais que não prejudiquem o entorno contribui diretamente para a luta contra as alterações climáticas. A madeira é um material renovável e tem propriedades e mais-valias bastante interessantes para a construção de casas, como por exemplo, as suas características higroscópicas que ajudam a regular a humidade dentro de portas.
O isolamento térmico, a par de sistemas de ventilação assentes em janelas cuzadas que geram correntes de ar naturais, ajudam a reduzir o consumo energético até cerca de 30%. Deste modo, falamos de casas cujo consumo é amortizado ao fim de apenas 10 anos.
A par disso, a selagem dos materiais de construção, que impede infiltrações de ar, pó e partículas alergénicas. Uma casa ecológica não só reduz ao máximo o seu impacto negativo no meio ambiente, como beneficia a saúde dos seus ocupantes, especialmente para pessoas que sofram com alergias e problemas respiratórios.
As casas do futuro serão as mais bem planeadas de sempre. O trabalho dos arquitetos e especialistas energéticos vai colocar ao nosso dispor casas inteligentes.
A consciencialização é uma oportunidade que não devemos deixar escapar quando o tema é a concretização de sonhos. Mesmo que ainda não esteja numa casa ecológica, é importante começar a pensar que poderá ser um objetivo futuro pela sua contribuição para o meio ambiente e para a saúde de todos os envolvidos.
Hoje em dia, já não há desculpas para comportamentos errados. Adotar todos os cuidados e medidas certos não só nos ajudem a poupar na fatura de energia no final do mês como poem ter um impacto bastante positivo no meio ambiente e no bem-estar geral da nossa família e dos nossos vizinhos.
Além disso, a aposta em energias renováveis e verdes é mais um passo importante para mudar a nossa realidade para melhor, onde todos podemos e devemos fazer parte de uma nova forma de viver: mais limpa e sustentável.