Contrataçao
Novo Contrato
O processo de contratação das tarifas de luz Endesa é simples e rápido. Basta ter uma fatura de eletricidade à mão e escolher o meio de contratação que mais se adequa às suas necessidades. Neste momento, o processo de contratação pode ser feito de três formas:
- Online: basta aceder ao nosso website em www.endesa.pt,
- Telefone: pode entrar em contacto com a Linha de Apoio à Contratação através do 211 160 786 (chamadas gratuitas todos os dias úteis entre as 09:00 e as 22:00) ou
- Balcão de Atendimento: para tratar do processo presencialmente, pode dirigir-se a um dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto nos dias úteis entre as 08:30 e as 19:30 e aos sábados entre as 09:30 e as 15:00.
Loja Cidadão Laranjeiras
Rua Abranches Ferrão N.º 10, Piso 1.º e 2.º 1600-001 Lisboa
Loja Cidadão Porto
Av. Fernão Magalhães N.º 1862, Piso 1.º 4350-148 Porto
Em primeiro lugar, é importante conhecer os seus hábitos de consumo de forma a escolher a tarifa mais adequada ao seu perfil.
Em segundo lugar, não se esqueça de reunir os documentos necessários para a celebração de um novo contrato de fornecimento de energia.
Para celebrar um contrato com a Endesa deve apresentar os seguintes documentos:
Casa Própria
- Cartão do Cidadão,
- NIB (se optar por débito direto),
- Escritura de compra, Habilitação de herdeiros ou Contrato de promessa de compra e venda.
Casa Arrendada
- Cartão do Cidadão,
- NIB (se optar por débito direto),
- Contrato de Arrendamento ou Comodato.
A Endesa disponibiliza vários planos de energia para o fornecimento de eletricidade, gás natural ou de ambos. Consulte todos os planos de energia e escolha o que mais se adequa aos seus hábitos de consumo.
Tarifa e-
Para os clientes que preferem tratar de tudo online. Esta tarifa é uma oferta exclusiva a clientes que optem pela adesão online, fatura digital e pagamento através de débito direto.
Tarifa Quero+
Para os clientes que querem beneficiar de descontos adicionais. Afinal, quantos mais produtos contratar, mais descontos consegue acumular.
Tarifa Aniversário
Gosta de ofertas? Com a Tarifa Aniversário, ganha uma fatura gratuita por ano todos os anos.
Tarifa Power Pack
Cansado dos altos e baixos na sua fatura de luz? A Tarifa Power Pack é destinada aos clientes que preferem pagar uma mensalidade fixa por pacote de consumo.
Atualmente, a Endesa disponibiliza diversos meios de pagamento aos seus clientes, nomeadamente, Débito Direto, MB Way, Multibanco, Payshop, CTT, Paypal e Cartão de Crédito.
Se é um cliente novo e não sabe o que escolher ou é um cliente antigo e o meio de pagamento atual já não se adequa às suas necessidades, a Endesa tem uma sugestão para facilitar o dia a dia. O Débito Direto.
Com este método de pagamento simples, cómodo e livre de preocupações, consegue garantir o pagamento atempado das faturas e poderá beneficiar de um desconto adicional na sua fatura mensal.
Débito Direto
O que é o Débito Direto?
É a forma mais rápida, cómoda e simples de pagar as suas faturas. Com o débito direto o pagamento é feito automaticamente, sendo a mensalidade debitada numa conta bancária autorizada por si.
Desta forma, consegue garantir o pagamento atempado e beneficiar de um possível desconto adicional na sua fatura mensal.
Quais as vantagens de aderir ao Débito Direto?
- Solução simples e cómoda: fim das preocupações com os prazos de pagamento.
- Método de pagamento seguro: recebe a sua fatura com antecedência de forma a confirmar o valor a pagar. Se existir algum erro, deve entrar em contacto com o seu banco e pedir a anulação do pagamento.
- Sem custos adicionais: a ativação e a utilização deste método de pagamento são gratuitas.
Como posso aderir ao Débito Direto?
Poderá aderir ao Débito direto através da contratação online, da contratação por chamada e ainda nas lojas de cidadão (Lisboa - Laranjeiras e Porto).
Mesmo que já seja Cliente Endesa, poderá aderir ao Débito Direto. Apenas terá de preencher o mandato SEPA, ou seja, a autorização para a cobrança através de débito direto na sua conta, e enviá-lo para a Endesa. Pode enviar o impresso por carta registada, entregá-lo nos balcões de atendimentou ou submetê-lo através da Área de Cliente My Endesa.
Outros meios
Caso não pretenda pagar as suas faturas por Débito direto, pode optar por outros meios de pagamento, nomeadamente:
MB Way: Pode pagar a fatura por MB Way em qualquer altura e em qualquer lugar. Para selecionar este meio de pagamento basta aceder à sua Área de Cliente My Endesa.
Multibanco: Pode liquidar a sua fatura por Multibanco através da referência de pagamento presente na fatura.
Payshop: Já pode pagar a sua fatura por Payshop. Descubra já a rede de agentes Payshop espalhados pelo território nacional.
CTT: Também pode pagar a sua fatura nas centenas de balcões CTT em Portugal.
Cartão de Crédito e Paypal: Para selecionar este meio de pagamento basta aceder à sua Área de Cliente My Endesa, selecionar a fatura mais recente e escolher a escolha "Paypal ou Cartão de Crédito".
Na Endesa não acreditamos em períodos de fidelização obrigatórios, não aplicando qualquer penalização caso mude de comercializadora.
Alterações ao contrato
Para alterar a titularidade do contrato de luz e/ou gás natural terá obrigatoriamente de celebrar um novo contrato de energia com a Endesa. Para isso, deve seguir os passos indicados abaixo:
- Consulte as tarifas disponíveis em Planos de Energia, escolha a que mais se adequa aos seus hábitos de consumo e, de seguida, e clique no botão “Contratar”.
- Uma vez no Formulário de Contratação, preencha os dados necessários para a celebração do novo contrato de energia.
- Na opção de envio de comprovativo, anexe os documentos indicados abaixo de forma a validarmos a titularidade do imóvel.
- Fatura de eletricidade e/ou gás natural do titular anterior;
- Cópia do Documento de Identificação (Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão);
- Caderneta Predial, Contrato de Arrendamento ou Habilitação de Herdeiros onde conste a identificação do novo titular, em caso de óbito;
- Certificado de Inspeção de Gás válido caso tenha um contrato de gás ou luz e gás;
- Cópia do Documento de Identificação do Representante (Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão);
- Certidão de Registo Comercial ou Código de Validação da Certidão de Registo Comercial;
- Certidão de Registo Predial, Caderneta Predial ou Contrato de Arrendamento.
- Conclua o processo de contratação e aguarde a confirmação por parte da Endesa.
Não. O processo de alteração do titular do contrato é simples e rápido e não há qualquer interrupção do fornecimento do serviço de luz e/ou gás.
O pedido de mudança de titularidade nos contratos de gás natural implica a apresentação de um Certificado de Inspeção de gás válido e a respetiva aprovação.
Caso não tenha um Certificado de Inspeção de gás válido ou o certificado apresentado não for aprovado, a alteração de titularidade só será feita após a realização de uma inspeção aos equipamentos de gás.
Cancelamento do Contrato
Na Endesa, o pedido de rescisão do contrato pode ser feito de três maneiras:
- Online: basta aceder à sua Àrea de Cliente My Endesa e selecionar a seção "Pedidos". No menu "Motivo de contacto", selecionar as opções "Gestão do meu contrato" > "Rescisão de contrato" > "Quero terminar o meu contrato" e preencher a informação solicitada;
- Telefone: pode entrar em contacto com a Linha de Apoio ao Cliente através do 800 10 10 33 e solicitar o cancelamento do contrato ou
- Balcão de Atendimento: se preferir tratar do processo presencialmente, pode dirigir-se a um dos nossos balcões nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e do Porto.
O cliente deve comunicar a intenção de rescindir o contrato com uma antecedência mínima de trinta (30) dias em relação à data em que pretende que produza efeitos.
Mudança de Comercializador
A mudança de comercializadora é simples. Para iniciar este processo, basta indicar a sua intenção e a Endesa trata de todo o processo com o Gestor de Mudança de Comercializador, ou GPMC.
A mudança de comercializadora não implica a troca dos contadores ou equipamentos de medição.
O processo de mudança de comercializadora é totalmente gratuito para todos os clientes.
Cauções
De acordo com o Regulamento de Relações Comerciais, a Endesa tem o direito de exigir a prestação de caução para garantir o cumprimento das obrigações decorrentes do contrato de fornecimento de energia.
O valor da caução corresponde ao valor médio de faturação, por cliente, verificado nos últimos 12 meses, num período de consumo igual ao período de faturação, acrescido do prazo de pagamento da fatura.