Como identificar e registar um cliente com necessidades especiais e/ou prioritário?
Fique a par de todos os detalhes.
Cliente com necessidades especiais
Quem se pode registar como cliente com necessidades especiais?
Eletricidade
São considerados Clientes com necessidades especiais na eletricidade:
- Clientes com limitações na visão (cegueira total ou hipovisão).
- Clientes com limitações na audição (surdez total ou hipoacusia).
- Clientes com limitações na comunicação oral.
- Clientes com limitações na mobilidade, impossibilitados de se deslocarem sem recurso a cadeira de rodas ou a outras ajudais técnicas necessárias para tal.
Gás Natural
São considerados Clientes com necessidades especiais no gás natural:
- Clientes com limitações na visão (cegueira total ou hipovisão).
- Clientes com limitações na audição (surdez total ou hipoacusia).
- Clientes com limitações na comunicação oral.
- Clientes com limitações no olfato que impossibilitem a identificação de gás natural ou Clientes que tenham no seu agregado familiar pessoa com esta deficiência.
Como fazer o registo de cliente com necessidades especiais?
Para solicitar o registo como cliente com necessidades especiais é necessário:
1. Ser cliente Endesa.
2. Registar o seu pedido num dos canais disponibilizados:
- Online: área de cliente My Endesa ou Formulário de Contactos.
- Correio: Quinta da Fonte, Edifício D. Manuel I, Piso 3, 2770-203 Paço de Arcos.
- Presencial: balcões Endesa nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e Porto.
3. Enviar a documentação necessária para a validação do pedido, nomeadamente:
- Declaração médica comprovativa da limitação.
Recordamos que os documentos poderão ser relativos ao titular do contrato ou de pessoa que com ele coabite, sendo aceite um atestado de incapacidade multiusos ou uma declaração médica devidamente autenticada pelo médico e/ou unidade de saúde declarante.
NOTA: O Cliente deverá comprovar anualmente que a situação se mantém através do envio de nova documentação comprovativa.
Clientes com necessidades especiais
Quem se pode registar como cliente prioritário?
De uma forma geral, são considerados Clientes prioritários:
- Hospitais, centros de saúde ou outras entidades equiparadas.
- Forças de segurança e instalações de segurança nacional.
- Proteção civil.
- Instalações penitenciárias.
- Bombeiros.
Gás Natural
São ainda considerados Clientes prioritários no gás natural:
- Estabelecimentos de Ensino Básico.
Eletricidade
São ainda considerados Clientes prioritários na eletricidade:
- Equipamentos dedicados à segurança e gestão de tráfego marítimo ou aéreo.
- Instalações destinadas ao abastecimento de gás natural de transportes públicos coletivos.
- Clientes para os quais a sobrevivência ou a mobilidade dependam de equipamentos cujo funcionamento é assegurado pela rede elétrica ou Clientes que coabitem com pessoas nesta situação.
Como fazer o registo de cliente prioritário?
Para solicitar o registo como cliente prioritário é necessário:
1. Ser cliente Endesa
2. Registar o seu pedido num dos canais disponibilizados
- Online: área de cliente My Endesa ou Formulário de Contactos.
- Correio: Quinta da Fonte, Edifício D. Manuel I, Piso 3, 2770-203 Paço de Arcos.
- Presencial: balcões Endesa nas Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras) e Porto.
3. Enviar a documentação necessária para a validação do pedido, nomeadamente:
- Declaração comprovativa do estatuto emitida por entidades oficiais.
- Informação sobre se ponto de entrega contratado possui algum equipamento de suporte vida (máquina de oxigénio, ventilador, máquina de diálise ou outros), a sua autonomia quando não está ligado à rede de fornecimento e, como complemento, se possui um micro gerador para, em caso de falha na rede de energia, manter em funcionamento o referido equipamento.