Já diz o ditado popular que tudo o que vem à rede é peixe. Este ditado é especialmente verdadeiro quando falamos dos piratas informáticos, que pescam em todo o tipo de águas utilizando de forma fraudulenta o nome de bancos, seguradoras e até o nome da Endesa.
Querem que os clientes acreditem que são a Endesa e que confiem o suficiente para partilharem os seus dados. Mas não se preocupe. Explicamos como pode evitar estas tentativas de fraudes e burlas por email ou SMS.
1. Mantenha a calma
Em primeiro lugar, mantenha a calma: a Endesa monitoriza continuamente este tipo de ataques e toma todas as medidas necessárias para proteger e preservar a segurança dos dados de todos os seus clientes.
2. Ignore emails ou SMS suspeitos
Em segundo lugar, ignore sistematicamente este tipo de correios eletrónicos ou mensagens de texto. Caso surja alguma dúvida relacionada com a Endesa, não hesite em entrar em contacto direto connosco. Os nossos canais de contacto são gratuitos e teremos todo o gosto em esclarecer todas as suas questões. Pode encontrar toda a informação sobre os canais disponíveis aqui.
Recordamos-lhe ainda que estas são as únicas entidades Multibanco utilizadas pela Endesa:
11364 | 12121 | 49051 | 21262 | 22116
Por isso já sabe. Antes de confiar num e-mail estranho ou numa chamada telefónica suspeita, consulte os canais oficiais da Endesa: www.endesa.pt, a nossa página web.
3. Adote uma postura proativa
Já em terceiro lugar, o importante é adotar uma atitude pró-ativa. Não se deixe enganar por piratas informáticos. Se estiver familiarizado com o seu consumo de energia e compreender as suas faturas de luz e gás, não há tentativa de phishing que resista. Por isso mesmo, incentivamos o registo na área de cliente My Endesa se ainda não o tiver feito.
Com o My Endesa pode consultar as suas faturas, comunicar leituras, gerir pagamentos, acompanhar pedidos, gerir serviços, adicionar novos contratos, fazer alterações e muito mais.
Faça já o seu registo e esteja no controlo dos seus consumos e dos seus contratos.