10 truques com ar condicionado
1) Melhor de duas saídas e com bomba de calor: com a mesma potência, é preferível um ar condicionado com duas unidades, uma fora de casa e a outra dentro. A bomba de calor reversível é o melhor sistema.
“Os ares condicionados portáteis são muitas vezes menos eficientes e mais ruidosos.”
2) Coloque-o a 27 graus: não precisa de menos para estar cómodo e por cada grau que baixe estará a consumir 8% mais energia.
3) Com sistema inverter: se não é inverter, funciona a empurrões. Arrefeça a todo o vapor até alcançar a temperatura pretendida, momento em que para. Apenas volta a ligar quando o ambiente aquece. O sistema inverter é mais eficiente.
“O sistema inverter trabalha mais/menos depressa segundo o quanto está afastado/próximo do seu objetivo.”
4) Não é por estar mais baixo que arrefece mais depressa: se tiver o sistema inverter, a temperatura não baixa mais depressa por fixar uma temperatura de 18ºC. Demora o mesmo, mas consome mais, ao obrigar o compressor a funcionar sempre a 100%.
5) Escolha o mais eficiente: é fácil saber a eficiência do seu ar condicionado. Está no autocolante que irá encontrar na frente ou lateral do aparelho. Procure o ícone do ventilador azul: a escala vai de A+++ a D.
“Os ares condicionados eficientes são mais caros, mas as suas faturas elétricas são mais baixas.”
6) Adicione um ventilador à equação: são baratos e ajudam a poupar eletricidade, uma vez que se encarregam de distribuir por toda a habitação o ar frio do aparelho de ar condicionado.
7) Lâminas na horizontal e humidade entre 40-60%: se puder escolher a posição das lâminas, coloque-as na horizontal, paralelas ao teto, para que o ar frio seja distribuído uniformemente por toda a divisão e não centrado num ponto.
8) Escolha dias HAPPY: o ar pode ser praticamente gratuito. Com a Tarifa Happy pode escolher 1 dia por semana em que paga 0€ pelo seu consumo. O segredo é selecionar as horas em que está em casa e que mais precisa de se refrescar.
“Com a tarifa Happy pode escolher 1 dia por semana onde não paga pelo ar condicionado.”
9) Sem luz solar direta: decidir onde instala o ar condicionado não é apenas uma escolha estética. É importante que não apanhe luz solar direta, que esteja num sítio com circulação de ar, afastado de eletrodomésticos ou de lâmpadas que emanem calor.
10) Em OFF se sair: deixar ligado para que a casa esteja fresca quando voltar é como estacionar o carro e deixar o motor ligado.
10 Truques sem ar condicionado
1) Obter uma alternativa barata: pode comprar ventiladores eficientes por menos de 60 euros, que podem baixar até 5 graus a sensação térmica.
2) Ventilar quando faz menos calor (ao amanhecer), para se proteger depois com as janelas fechadas e as persianas baixadas.
3) Não cozinhar a altas temperaturas: os pratos frios irão evitar que todo esse calor se estenda pela sua casa.
4) Nada de digestões pesadas: aumentam a sua temperatura corporal, por isso não é a melhor altura para comer um guisado e ficar de barriga cheia. O álcool desidrata. O café, o chá e os refrigerantes com gás também irão elevar a sua temperatura.
5) Dormir a baixa altura: o calor sobe, pelo que deve dormir na cave (caso tenha), ou mesmo colocar o colchão no chão.
6) Duches quentes: a água um grau abaixo da temperatura do corpo (= cerca de 35ºC). Embora lhe apeteça um duche frio, tem um efeito de sobrecompensação e ao sair do duche, o seu corpo irá começar a aquecer mais depressa.
7) Roupa branca de algodão: evite as fibras sintéticas, que captam o calor. O mesmo serve para a sua almofada.
8) Feche a passagem ao calor com toldos, cortinas, persianas e vegetação: tudo suma, e um terraço com vegetação pode reduzir alguns graus na temperatura da sua casa; um bom toldo, muito mais.
9) Lençóis e fronhas frios: é conhecido como o método egípcio e foi concebido para o calor extremo. Consiste em meter a roupa de cama no congelador (protegida dentro de bolsas de plástico) e retirar quando for dormir.
10) Muita água e mantenha-se na sombra: embora seja uma banalidade, não o podemos omitir, uma vez que estar bem hidratado é fundamental para que tudo o que foi mencionado funcione.