A nova geração de contadores de eletricidade já chegou à casa de muitas famílias portuguesas, mas ainda existem muitas dúvidas sobre estes dispositivos. Temos por hábito rejeitar as novidades, mas os contadores inteligentes podem simplificar e muito o nosso dia a dia e ajudar-nos a poupar no fim do mês.
O que são os contadores inteligentes?
Os contadores inteligentes, ou smart meters, são dispositivos tecnológicos capazes de registar o consumo energético em intervalos de tempo curtos. Se estiverem integrados nas Redes Inteligentes, podem ser muito vantajosos para o consumidor, pois ajudam a poupar energia, tempo e dinheiro.
Quais são as vantagens?
São várias as vantagens dos novos contadores inteligentes, nomeadamente:
- leituras automáticas: se os contadores inteligentes estiverem integrados nas Redes Inteligentes, são capazes de comunicar de forma diária e remota os seus consumos de energia ao Operador da Rede de Distribuição, ou ORD. Desta forma, não tem de se preocupar com o envio periódico das leituras.
- fim das estimativas: com a instalação da nova geração de contadores, capaz de comunicar diariamente os consumos, as estimativas nas faturas de energia ficam no passado e os clientes pagam apenas a energia consumida. Nem mais, nem menos.
- gestão do consumo: os contadores inteligentes registam o consumo elétrico em intervalos temporais de curta duração. O que é que isto quer dizer? Que pode acompanhar e analisar em detalhe o seu consumo energético, ajustando e otimizando os seus hábitos de forma a poupar mais no fim do mês.
- operações remotas: a alteração da potência contratada, a mudança do ciclo horário ou a ligação ou desligação ao local do consumo deixam de implicar a visita de um técnico do Operador da Rede de Distribuição a sua casa. Tudo isto pode ser feito remotamente, de forma simples, rápida e cómoda.
Posso ter um contador inteligente na minha casa?
Sim. A previsão é que todos os clientes residenciais tenham contador inteligente em suas casas até ao final de 2024.
Em Portugal, o Operador da Rede de Distribuição é o responsável pela substituição gratuita dos contadores analógicos pelos contadores da nova geração, tendo instalado cerca de 5,3 milhões de contadores inteligentes em Portugal desde o início do projeto de transição energética.
No âmbito deste projeto importa destacar:
- 1.609 toneladas de CO2 evitadas em 2023, graças à realização de ordens de serviço de forma remota.
- 479.346 ordens de serviço remotas no ano, evitando a deslocação de equipas técnicas do ORD ao terreno.
- 99.533 milhões de registos recolhidos no ano pelo ORD.
Se ainda não tem um contador inteligente, deve aguardar o contacto do seu operador da rede de distribuição. Esta mudança é inevitável e não pode ser recusada.
Como funciona o processo de substituição?
O processo é muito simples.
- O Operador da Rede de Distribuição entra em contacto consigo para informar que o seu contador será substituído, indicando:
- o período previsto para a mudança;
- a necessidade de estar em casa para receber a visita da equipa técnica de forma a facilitar o acesso ao contador (especialmente se este não for facilmente acessível a partir da rua);
- a possibilidade de interrupção do fornecimento de energia por breves momentos e
- o carácter totalmente gratuito da instalação do novo contador.
- A equipa técnica do ORD instala o novo contador inteligente no dia combinado. Após a substituição, vai receber uma comunicação por parte do ORD mencionando:
- a leitura registada no momento de retirada do contador antigo;
- as funcionalidades e vantagens do novo contador inteligente e
- a indicação de que o novo contador será integrado nas Redes Inteligentes em breve, destacando a necessidade de continuar a comunicar as suas leituras até que isso aconteça.
- O ORD informa que seu contador inteligente foi integrado nas Redes Inteligentes, o que significa que o dispositivo é capaz de registar e comunicar diária e remotamente os seus consumos e permite realizar operações à distância.
Já não é preciso comunicar leituras?
Ter um contador inteligente instalado não significa que não precisa de comunicar as suas leituras. Para que isto aconteça, o dispositivo tem de estar integrado na rede inteligente, ou seja, ser capaz de enviar de forma automática, periódica e remota os consumos energéticos.
Cabe ao operador da rede de distribuição informar o consumidor quando o seu contador inteligente estiver pronto para comunicar remotamente o seu consumo. Até lá, continue a comunicar as suas leituras todos os meses nos períodos indicados.
Como comunicar a leitura?
Se já tem o novo contador inteligente em sua casa, mas este ainda não foi integrado na Rede Inteligente, deve continuar a comunicar as suas leituras. E não se preocupe, o processo é muito simples.
Para comunicar a leitura ao seu comercializador deve ter em atenção a informação automática apresentada no visor do dispositivo e apontar os valores referentes seguintes códigos:
- 1.8.1: consumo referente às horas de vazio,
- 1.8.2: consumo referente às horas de ponta e
- 1.8.3: consumo referente às horas cheias.
Depois de apontar os consumos, pode comunicar a sua leitura. Se for cliente Endesa, pode fazê-lo no formulário disponibilizado no nosso website, na área de cliente My Endesa ou através da Linha de Apoio ao Cliente via 800 10 10 33 – custo de chamada para rede fixa nacional.
Com o contador inteligente, ficamos todos a ganhar.
Mais poupança, autonomia e conveniência para os consumidores. Mais informação, precisão e qualidade para as comercializadoras e para o operador da rede de distribuição.
Já sente a boa energia do futuro?