Os nossos alunos da Escola Rural de Energia Sustentável valorizam o nosso compromisso com a sustentabilidade e as pessoas que estão à procura de uma oportunidade.
A Escola Rural de Energia Sustentável da Endesa oferece vários cursos nas áreas das Energias Renováveis, Setor Primário e Gestão e Tecnologia. Os cursos acontecem na Região de Implantação do Projeto de Transição Justa do Pego: Abrantes, Chamusca, Gavião, Crato e Ponte de Sor. Bruno Gil e Pedro Leitão Santos são dois alunos da Escola que fizeram cursos da Escola e partilham a sua experiência.
Bruno Gil trabalha atualmente numa empresa ligada às energias renováveis, após fazer dois cursos que a Escola oferece: um curso de Assistente Administrativo e um curso de Técnico de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas. “Entrei no mundo do desemprego há um ano e alguns meses e nesse tempo deparei-me com a Escola Rural de Energia Sustentável. Foi uma alavanca para o meu currículo e fez com que a minha vida profissional mudasse”.
Além disso, Bruno incentiva a todos aqueles que estão nestas zonas a frequentar a Escola. “Digo às pessoas que estão na zona de Abrantes que façam estes cursos porque é uma oportunidade única que serve de alavanca para a nossa profissional e só nos vai complementar”, termina.
Pedro Leitão Santos, atualmente a trabalhar como Preparador de Obra (trabalho administrativo), foi selecionado para o curso de Assistente Administrativo e Ferramentas Digitais, e destaca o privilégio de o ter completado. “Este curso foi muito benéfico para o meu currículo profissional, visto que demos matérias que foram igualmente benéficas: a parte da contabilidade, o comportamento organizacional ou a gestão de tempo. Foi muito importante para aquilo que sou hoje. Tive a sorte de no final do curso arranjar emprego dentro desta área, e que atualmente dou graças ao curso por tê-lo conseguido”, afirma.
A Escola Rural de Energia Sustentável da Endesa foi lançada em março de 2023, onde já se formaram 319 alunos e foram ministradas 1715 horas de formação teórica e prática na Região de Implantação do Projeto de Transição Justa do Pego.
Mais de 10% dos alunos que frequentaram a Escola Rural de Energia Sustentável já conseguiram trabalho graças às habilitações adquiridas nos diversos cursos.
Os cursos da Escola fazem parte do Plano Global de Formação da Endesa, com um investimento de um milhão de euros. Está focado em enriquecer a qualidade de vida dos residentes, apoiar aqueles em busca de emprego e empoderar as mulheres da Região.
O Plano de Formação da Endesa reafirma o compromisso da empresa em impulsionar o desenvolvimento económico e social da Região de Implantação do Projeto de Transição Justa do Pego. Com estes cursos, a Endesa oferece uma oportunidade de aprendizagem de alta qualidade, capacitando os participantes com conhecimento, teórico e prático, essenciais em vários setores nas áreas das energias renováveis, setor primário e gestão e tecnologia.
Neste último quadrimestre do ano, a Endesa lançou novos cursos gratuitos e os formulários para a inscrição estão disponíveis no site Endesa.pt. As inscrições também podem ser realizadas presencialmente em:
- Escritório da Endesa: Avenida Mário Soares 37B, Abrantes;
- Junta de Freguesia do Pego;
- Associação de Agricultores de Abrantes;
- Incubadora de Empresas de Gavião;
- Fábrica do Empreendedor da Chamusca;
- ACIPS em Ponte de Sor.
Mais informações sobre o programa de formação da Endesa em Portugal AQUI.
Pode manter-se atualizado sobre esta e outras notícias nas nossas redes sociais: LINKEDIN | INSTAGRAM | FACEBOOK