- O programa RetoTech chega pela primeira vez a Portugal através da Fundación Endesa que quer alargar a sua atuação e promover o empreendedorismo tecnológico e a vocação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nos jovens portugueses.
- As 28 escolas selecionadas no Distrito de Lisboa desenvolverão projetos tecnológicos, baseados na robótica e 3D que culminará no final do ano letivo, num festival para apresentação dos projetos desenvolvidos e concurso aos distintos prémios.
- O ato de entrega dos kits de robótica e programação teve lugar na Escola Básica Avelar Brotero, em Odivelas.
A Escola Básica Avelar Brotero, em Odivelas, acolheu no passado dia 13 de março, o ato de entrega dos Kits de robótica correspondentes à primeira Edição em Portugal do Projeto Retotech da Fundación Endesa em Portugal. A Escola Básica Avelar Brotero, em Odivelas, é uma das participantes nesta edição do Projeto RetoTech.
Previamente, os 28 estabelecimentos de ensino participantes já tinham recebido kits equipados com materiais tecnológicos para trabalhar nos seus projetos. Além disso, os professores de cada escola selecionada também receberam formação de aprendizagem centrada nos dois blocos do programa: robótica e impressão 3D.
O ato de entrega dos kits de robótica na Escola Básica Avelar Brotero, contou com a presença de vários profissionais e personalidades do setor educativo e empresarial. Estiveram presentes o Dr. João Mourato, em representação da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Dr. Paulo Gonçalves, Diretor do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, representação da Escola Básica Avelar Brotero, representantes do Município de Odivelas, bem como representantes da Endesa em Portugal, incluindo o Diretor Geral da Endesa em Portugal, Guillermo Soler, Sonsoles Fernandez, Diretora de Relações Institucionais, e Olga Marto, Responsável de Sustentabilidade da Endesa.
O RetoTech tem como objetivo promover o empreendedorismo tecnológico e o estudo das carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) nas escolas. Além de proporcionar kits de robótica e materiais tecnológicos, o programa inclui formação presencial para os professores e desafia os alunos a desenvolverem projetos que abordem necessidades reais da sociedade, utilizando robótica, programação e impressão 3D.
A iniciativa chega a Portugal depois do sucesso nas suas nove edições em Espanha, onde se beneficiaram mais de 4.600 professores e mais de 69.600 alunos este ano. A primeira edição em Portugal da iniciativa RetoTech da Fundación Endesa, representa um marco importante no incentivo ao desenvolvimento tecnológico e à educação STEM, capacitando os alunos para os desafios do futuro.
Com o apoio da consultora BQ Educación, o programa RetoTech desafia as escolas da Espanha e, por primeira vez, Portugal a criarem um projeto centrado na resolução de uma necessidade real no seu ambiente, por exemplo um sistema de reciclagem automatizado para as suas salas de aula ou um dispositivo que facilite a mobilidade dos alunos com deficiência na sua escola. Todos os projetos apresentados devem incluir robótica, programação e impressão 3D e uma APP integrada.
Prémios
A Fundación Endesa atribuirá 3 prémios no total, que serão entregues às melhores iniciativas tecnológicas desta primeira edição, durante um festival presencial a realizar no final do ano letivo de 2023-2024.
Entre eles, um "Prémio Fundación Endesa", escolhido por um júri da Fundación Endesa, e dois "Prémios Professores", escolhidos pelos professores presentes no festival. A avaliação terá em conta a originalidade e a criatividade do projeto, bem como a sua aplicabilidade a uma necessidade real e a sua justificação, para além da competência técnica e da dimensão estética e artística do trabalho realizado.
Este evento, no final do ano letivo, marcará o culminar de uma jornada de aprendizagem e inovação para as 28 escolas portuguesas desta primeira edição do RetoTech em Portugal.
Sobre a Fundação Endesa
A Fundación Endesa foi criada em 1998 como uma expressão do compromisso social da Endesa para responder às necessidades do ambiente em que opera e assim contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Todos os dias trabalha para maximizar a sua pegada social através de projetos para promover uma educação de qualidade que responda aos desafios de hoje, para garantir que os mais vulneráveis tenham um futuro de oportunidades, para promover a cultura e a arte no nosso país e para criar um mundo mais sustentável, cuidando do ambiente que nos rodeia. Mais informações: http://www.fundacionendesa.org