- Este curso gratuito, através da “Escola Rural de Energia Sustentável” da Endesa, vai acontecer no município do Gavião, no âmbito do Plano Global de Formação do Projeto de Transição Justa do Pego.
- O curso -na sua primeira edição- começa no dia 11 de março de 2025 e termina a 4 de abril de 2025. Terá a duração de 25 horas e será realizado em formato online, com exceção de dois dias presenciais correspondentes ao primeiro e último dia do curso.
- Pretende dotar os seus alunos de ferramentas para se colocarem e manterem no mercado de trabalho de forma eficaz.
- Sucesso na empregabilidade na Escola Rural Escola Rural de Energia Sustentável: Desde o lançamento, 40 alunos (27% dos formandos) já conseguiram trabalho graças às habilitações adquiridas.
A Endesa, através da sua Escola Rural de Energia Sustentável, anuncia o lançamento da primeira edição do curso “Desenvolvimento Pessoal e Técnicas de Procura de Emprego”. Este é um novo curso gratuito, que se irá realizar no município do Gavião e que se insere no âmbito do plano global de formação do Projeto de Transição Justa do Pego.
O curso começa no dia 11 de março de 2025 e termina a 4 de abril de 2025. Será realizado em formato online, através das plataformas Zoom/Teams, com exceção de dois dias presenciais correspondentes ao primeiro e último dia do curso. As inscrições estão abertas até 2 de março.
Este curso de “Desenvolvimento Pessoal e Técnicas de Procura de Emprego” pretende dotar os seus alunos de ferramentas para se colocarem e manterem no mercado de trabalho de forma eficaz.
Os alunos terão a oportunidade de identificar competências adquiridas ao longo da vida, aprender sobre a importância de uma atitude empreendedora como estratégia de empregabilidade, identificar quais as competências valorizadas pelos empregadores, reconhecer quais as principais competências de desenvolvimento pessoal na procura e manutenção do emprego. Em termos mais práticos, irão aprender a identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego, aprender a elaborar um curriculum vitae, identificar e selecionar anúncios de emprego, reconhecer a importância das candidaturas espontâneas, e aprender sobre adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.
Sucesso na empregabilidade na Escola Rural Escola Rural de Energia Sustentável
Desde o início, 40 alunos (27% dos formandos) já conseguiram trabalho graças às habilitações adquiridas na iniciativa de Formação.
O Plano Global de Formação da Endesa reafirma o compromisso da empresa em impulsionar o desenvolvimento económico e social da Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego.
Com estes cursos, a Endesa oferece uma oportunidade de aprendizagem de alta qualidade, capacitando os participantes com conhecimento, teórico e prático, essenciais em vários setores.
O detalhe do plano formativo atualizado, local de realização e os formulários para inscrição estão disponíveis no site endesa.pt
O projeto da Endesa
A Endesa obteve em 2022, um direito de ligação à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP) de 224 MVA, com um projeto que combina a hibridização de fontes renováveis com armazenamento integrado e um eletrolisador para a produção de hidrogénio verde.
Situado na Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego, trata-se de um projeto economicamente sustentável que não depende de subsídios externos. O sucesso da proposta da Endesa deve-se sobretudo aos projetos de desenvolvimento social e económico para a Região, uma vez que se compromete com a criação de 75 postos de trabalho permanentes, um Plano Global de formação e capacitação aos residentes e apoio às PME para que integrem os seus projetos na Região.
O projeto da Endesa foi concebido desde o início como uma colaboração com a Região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego e com os trabalhadores envolvidos no encerramento da central a carvão do Pego. A proposta apresentada pela Endesa inclui um Plano Global de Formação e de desenvolvimento social e económico para a Região. A Criação de Valor Partilhado ou CSV (Creating Shared Value) com que a Endesa trabalha em todos os seus projetos visa maximizar o seu valor para a comunidade envolvente através de um conjunto de iniciativas que são construídas através de um processo participativo com os agentes locais. O que torna o projeto da Endesa em Abrantes único é precisamente o envolvimento das PME locais que vão desenvolver o seu modelo de negócio na Região, com projetos específicos.
Sobre a Endesa
A Endesa é uma empresa líder no sector da eletricidade em Espanha e a segunda maior em Portugal. É também o segundo maior operador de gás no mercado espanhol. Tem um negócio integrado de produção, distribuição e fornecimento de eletricidade. Também oferece serviços de mobilidade elétrica, onde é um dos principais operadores de pontos de recarga em Espanha. A Endesa está firmemente comprometida com os ODS das Nações Unidas e, como tal, está a promover fortemente o desenvolvimento das energias renováveis através da Enel Green Power España, a digitalização das redes através da e-distribución e a Responsabilidade Social Corporativa. Também estamos ativos nesta última área desde a Fundación Endesa. Contamos com cerca de 9.000 colaboradores. A Endesa faz parte da Enel, o maior grupo de eletricidade da Europa.