Esperamos o ano inteiro pelo verão e quando chega... morremos de calor. Os termómetros sobem cada dia mais e começam as noites sem dormir, os duches contínuos e as janelas totalmente abertas, esperando o ar fresco.
- Há uma solução simples: instalar ar condicionado.
Mas temos de evitar que os gastos de eletricidade disparem, tanto para o bem da sua carteira como para o bem do meio ambiente.
Oferecemos-lhe uma série de conselhos que o irão ajudar a desfrutar de uma temperatura confortável em casa (sem asfixiar a sua fatura).
Sabia que o ar condicionado mal utilizado pode implicar até um terço do gasto da sua casa?
Climatize bem a sua casa
Se ainda não tiver ar condicionado em casa, ou se estiver a pensar em renovar a sua instalação, confie sempre num profissional qualificado para que o ajude a decidir o que é mais adequado para a sua casa.
Nesta decisão vão ter influência não apenas a orientação, os materiais ou o desenho da construção. São também fatores críticos o número de pessoas que vivem na casa, a atividade que realizam ou até a idade do imóvel. Como norma geral, seguiremos os seguintes conselhos:
- termóstato a 26ºC
Chamam-lhe temperatura seca de consenso: o suficiente para estar confortável com roupas leves e sem o risco de afrontamentos.
Abaixo desta temperatura, o consumo dispara e o utilizador converte-se num consumidor de energia pouco eficiente.
26ºC é a temperatura ideal para se sentir bem no interior durante o verão.
Verifique o isolamento
Muitas pessoas associam o isolamento ao inverno, mas quando o calor aumenta é também fundamental que a sua casa esteja bem protegida do exterior. É pelas mesmas fendas que no inverno se escapa (e desperdiça) o calor do seu aquecimento, que penetra no verão, boicotando o seu ar condicionado.
Por isso, não hesite: cada euro que investe na melhoria do isolamento térmico da sua casa irá implicar uma poupança 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
“Pode conseguir até 60% de poupança de energia com a colocação de toldos nas janelas e ao isolar devidamente tetos e muros.”
Feche as janelas durante o dia
A luz solar direta que entra em casa traz muita vida, mas também muito calor, especialmente em todas as janelas viradas para sul.
Para não desperdiçar a energia do arrefecimento, feche as portas e janelas que estão viradas para o exterior e corra as cortinas ou baixe os toldos quando o ar condicionado estiver a funcionar.
Também pode poupar ao escolher quais as divisões que pretende manter frescas e fechando as outras. Assim não irá desperdiçar energia a arrefecer espaços que não precisam.
E quando a temperatura exterior for a adequada, pode abrir tudo para que o ar entre.
Regule o termóstato e esqueça o assunto
Se chegar a casa encalorado, baixar a temperatura ao máximo para forçar um arrefecimento mais rápido não é boa ideia.
Porquê?
Por dois grandes motivos: o contraste de calor exterior/jato de ar frio pode afetar a sua saúde, e não conseguirá um maior conforto em menos tempo. Apenas irá ter um gasto que não compensa.
Cada grau que baixe o termóstato pode significar um aumento de 8% na fatura.
Torne tudo mais simples, uma vez que o verão é longo. Coloque o termóstato fixo, a cerca de 26ºC, e deixe que o ar condicionado faça o seu trabalho, ao seu ritmo.
A sua casa não é o escritório
Está habituado a usar casaco no interior e tirá-lo quando sai?
Mesmo que esteja em teletrabalho, não precisa de manter a sua casa tão fria quanto os edifícios de escritórios. Abaixo dos 26ºC o seu conforto não aumenta, apenas dispara o consumo de energia.
E também não é nada bom para a saúde. 20% dos resfriados e de baixas por doença no verão são provocados pela combinação de um ambiente seco (menos de 30% de humidade) e uma temperatura interior baixa (diferença de mais de 10ºC em relação à temperatura exterior).
Evite problemas e aproveite para vestir roupa leve, solta e de tecidos transpiráveis. Deixe-se arejar os pés e trabalhe de chinelos.
Limpe os filtros do ar condicionado
São os esquecidos e não deveriam ser. Uma manutenção regular dos filtros é essencial para o seu bom funcionamento e para evitar a acumulação de poeiras no interior dos aparelhos e impedir o fluxo de ar para o exterior.
E o ar é o que arrefece a casa. Trocar o filtro regularmente ajuda a que o aparelho funcione de forma mais eficiente e prolonga a sua vida útil.
- Por vezes, as melhores soluções são as mais simples.
Um simples ventilador de teto pode ser suficiente para manter um conforto adequado.
Um duche morno, a cerca de 30ºC, refresca mais do que um duche frio (abaixo de 25ºC).
E se for para a cozinha, que seja para preparar deliciosos pratos frios ou para usar o microondas. Os fogões, sobretudo o forno, aumentam muito a temperatura da cozinha (e a sua fatura).