Chega a temporada de verão e com ela o calor. É normal sair à rua e, à medida que o dia avança, os termómetros não fazerem mais do que aumentar de valor: 22, 25, 27… Ao meio dia as temperaturas podem já superar os 30 graus e, quando o sol se põe, a temperatura mantém-se ou baixa ligeiramente, dando-nos uma pausa.
O calor fica mais forte dia após dia e podem começar a aparecer os primeiros sintomas de frustração devido ao calor: não poder dormir, tomar duche várias vezes tentando refrescar-se ou deixar as janelas totalmente abertas para que entre algum ar fresco (embora por vezes seja melhor fechá-las, porque o ar que entra está mais quente do que o ar da própria casa).
Embora já tenhamos dito que é perfeitamente possível sobreviver ao verão sem ar condicionado, hoje vamos seguir a solução mais simples: o ar condicionado deve funcionar.
Certo: é altura de ligar o ar condicionado, mas a fatura do verão passado foi tão alta que o preocupa o gasto que o aparelho pode implicar. O que podemos fazer?
Não se preocupe demasiado com o consumo. Hoje apresentamos-lhe vários truques que o irão ajudar a equilibrar o gasto de energia enquanto desfruta de uma temperatura agradável no seu lar.
“Como norma geral, nunca deveria ser necessário obrigar o seu ar condicionado a baixar dos 25ºC.”
Ar condicionado sim, ruína não
Estabelecer a temperatura ideal no nosso lar depende de muitos fatores: o número de pessoas que moram na casa, a sua idade, a atividade que exercem, os graus que estão no exterior, etc. Se tivermos em conta todos estes parâmetros, vamos conseguir sentir-nos bem dentro da nossa casa.
Diga não ao arrefecimento excessivo
É importante ter sempre presente esta premissa: a temperatura nunca deverá ser excessivamente baixa, uma vez que o consumo energético irá disparar. Assim, não só evitaremos uma fatura de luz excessivamente alta, como também estaremos protegidos de certos perigos para a nossa saúde, como as doenças e as constipações originadas pelos choques térmicos.
Por isso, lembre-se: não coloque o ar condicionado demasiado forte. Nunca deveria ser necessário regular abaixo dos 25ºC.
A manutenção também é importante
Para que o seu equipamento de ar condicionado funcione corretamente, deverá ser configurado antes de premir o botão de ligar. Não só pagará menos na sua fatura, como também irá prolongar a vida do mesmo, irá evitar maus odores e o ar que será expelido será mais limpo, pelo que estará mais protegido contra problemas respiratórios.
Se a sua instalação tiver mais de 5 kW de potência, deverá ser revista por um especialista autorizado. Se não for o caso, poderá colocar o ar condicionado no ponto você mesmo. Mas lembre-se, deverá fazê-lo no início e no final do verão.
Portas e janelas bem fechadas
Com esta medida tão simples irá evitar que os raios de sol aqueçam excessivamente as divisões e o seu equipamento de climatização não irá gastar tanta energia para arrefecer a zona.
Se precisar de ventilar a casa, faça-o melhor à noite ou ao amanhecer, visto serem os momentos do dia em que não faz tanto calor.
Escolha um equipamento de baixo consumo
Se precisar de comprar um aparelho de ar condicionado para a sua casa não se esqueça de observar a etiqueta energética antes de escolher. Os mais eficientes são os aparelhos de classe A, B ou C. Significa que irão cumprir a sua função de arrefecer a casa, mas consumindo menos energia.
É possível sobreviver ao calor sem mudar os seus hábitos de consumo?
Sim, sempre e quando escolhe uma tarifa adequada. Por vezes, a temperatura do nosso aparelho varia ao longo do dia em função da pessoa que se encontre em casa nessa altura. Se não conseguir manter sempre os mesmos graus, aconselhamos que escolha a opção que melhor se adapte aos seus interesses e aos da sua família.
Com a tarifa de luz Happy da Endesa poderá decidir os dias em que não irá pagar pelo consumo de eletricidade. Existem duas opções.
- 1. Para aqueles que querem eletricidade com 50% desconto em dois dias da semana.
- 2. Para aqueles que apenas precisam de um dia grátis por semana.
Se seguir estes conselhos, irá notar uma mudança importante na sua fatura da luz este verão.
Por último, lembre-se que todos podemos contribuir para a luta contra as mudanças climáticas, fazendo um uso responsável da energia.