Verdadeiro. É comum pensarmos que os frigoríficos funcionam sozinhos e que nunca temos de nos preocupar com eles, mas não é esse o caso. Por isso, durante os meses de verão é recomendável baixar a temperatura do frigorífico. Isto deve-se ao aumento geral dos termómetros e ao aumento do consumo de alimentos frios que procuram combater o nosso calor pessoal, mas que sobrecarregam a capacidade de refrigeração do aparelho. Como resultado, os frigoríficos têm dificuldade em arrefecer todos os alimentos armazenados no seu interior. Quem nunca abriu o frigorífico, pegou num refrigerante e verificou que não estava tão frio como deveria? Para evitar que isso aconteça, devemos ajustar o termóstato, baixando alguns graus, até estar entre os 5ºC e os 0ºC.
O frigorífico e a sua zona VIP
Se quiser melhorar o desempenho do seu frigorífico nestes meses de calor, lembre-se que nem todos os espaços do frigorífico mantêm a mesma temperatura. O lugar mais frio é a prateleira de baixo, onde deverá colocar os alimentos perecíveis, como carne e peixe.
As frutas ou legumes têm a sua própria zona VIP: os gavetões. Os outros produtos podem ser distribuídos pelas prateleiras do meio e as superiores. Por último, a porta do frigorífico é a zona menos fria, sendo ideal para conservar bebidas, manteigas ou margarinas e molhos de todo o tipo.
Troques para poupar eletricidade no frigorífico
- Deixar o ar fluir. É muito benéfico deixar espaço entre os alimentos. Assim o ar poderá circular e distribuirá o frio devidamente.
- Alimentos quentes? Afaste-se! Nem sequer pense em colocar alimentos quentes no frigorífico. Isto faz a temperatura subir, obrigando o motor a redobrar os seus esforços, o que significa mais consumo elétrico e, por conseguinte, um aumento na sua fatura de luz. Para além da deterioração das condições térmicas do frigorífico e a sua falta de eficácia para preservar os restantes alimentos intactos.
- Porta bem fechada. Deve ter cuidado quando abrir a porta do frigorífico. Faça-o as vezes que sejam estritamente necessárias e feche-a o quanto antes, para salvaguardar a sua temperatura interior.
- Antes de mais, a higiene. Limpe-o e descongele regularmente, porque o gelo acumulado converte-se num inconveniente para o bom funcionamento do eletrodoméstico.